Igreja

Mais de 11 mil jovens devem peregrinar até Santiago de Compostela na primeira semana de agosto

Santiago de Compostela, o centro de peregrinação mais antigo do mundo católico, está se preparando para receber milhares de jovens neste mês agosto.

comshalom

Você já ouviu falar da peregrinação de Santiago de Compostela, na Espanha? Essa é uma das mais conhecidas no mundo inteiro. Inclusive, não são poucos os jovens que optam por vivê-la nesse período de férias na Europa. Por isso, Santiago de Compostela, o centro de peregrinação mais antigo do mundo católico, está se preparando para receber milhares de jovens neste mês agosto.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Esse movimento ocorre após o período de pausa provocado devido à pandemia de Covid-19. A retomada do Caminho de Santiago ao Santuário do Apóstolo São Tiago Magno, na Catedral de Compostela, na Galiza espanhola, aconteceu no início deste ano. E, de 3 a 7 de agosto, mais de 11 mil jovens de diferentes locais da Europa peregrinarão rumo ao local santo. 

A Peregrinação da Juventude Europeia é marcada pelo caminho de quatro dias que os jovens fazem em uma das 11 rotas oficiais rumo ao santuário que fica no Noroeste da Espanha. São jovens que vêm de diferentes cidades espanholas e também de outros países, como Portugal, Itália, Alemanha, Líbano, Hungria, Polônia e até mesmo Brasil.

Vale destacar que a peregrinação é organizada pela Arquidiocese de Santiago de Compostela e pela Subcomissão para a Juventude e Infância da Conferência Episcopal Espanhola (CEE).

Programação da Peregrinação de Santiago de Compostela

Datado do século IX d.C., Santiago de Compostela é um dos centros de peregrinação mais visitados do mundo católico. Neste ano, “Jovens, levantem-se e sejam testemunhas” foi o tema escolhido para a Peregrinação da Juventude Europeia.

Com foco no sacramento da confissão, discernimento vocacional e sínodo, a peregrinação terá catequese, oficinas, conferências, concertos, teatro e espetáculos no santuário.

No dia 6 de agosto será realizada uma vigília no Monte do Gozo, uma colina de Santiago de Compostela atravessada pelo Caminho Francês. No dia 7 de agosto, o cardeal português António Augusto dos Santos Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima e enviado especial do Papa Francisco, presidirá a Santa Missa.

A Catedral de Santiago de Compostela continua a celebração do Ano Santo que começou com a abertura da Porta Santa da Catedral em 31 de dezembro de 2020 e foi prorrogado até 2022 pelo Papa Francisco.

Leia também | Primeiro encontro do coral da JMJ Lisboa 2023 reúne cerca de 200 jovens de Portugal


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.