Formação

Será que a alegria entrou em crise?

A cada um de nós é sempre possível abrir-se à bela experiência do encontro pessoal com Jesus: Ele mesmo nos fará participar dessa corrente de alegria, que pode salvar o mundo de cair no abismo do desespero.

comshalom

Uma palavra que veio “no pacote” da pandemia em que vivemos e que assumiu um significado tão negativo quanto os efeitos do coronavírus na vida humana é a palavra “crise”. Não é difícil encontrar nos noticiários, por exemplo, a relação entre a pandemia e o termo “crise” em praticamente todas as dimensões da vida de cada um de nós: crise na saúde pública, crise na economia, crise na educação, crise nas relações…

Num panorama que parece nos desanimar em todos os sentidos, ficamos a nos perguntar se ainda restou lugar no mundo para coisas belas, como a alegria. Afinal, ainda há motivos para ser alegre? Não seria uma postura ingênua buscar a alegria enquanto o barco afunda? Que tipo de alegria é possível num cenário que parece anunciar o pior para o futuro da humanidade?

Leia também| Afinal, há diferença entre alegria e felicidade?

Sim, para muita gente, o mais coerente a se fazer num tempo de crise como o que vivemos é deixar-se arrastar pela forma trágica e desesperadora como os acontecimentos nos são apresentados, e como nós também podemos percebê-los. Nessa lógica, não há sentido em falar e em viver a alegria. O convite de São Paulo a estarmos sempre alegres e a louvarmos em toda e qualquer ocasião (1 Ts 5, 16-18) parece desconexo da realidade.

Nossa alegria vem de Deus

Mas a novidade cristã anuncia uma forma diferente de alegria: a alegria pascal, que nasce inclusive nas situações onde, ao olhar humano, tudo parece estar perdido. É a alegria forte e invencível, porque brota mesmo nas fontes que a morte e o sofrimento tornaram amargas; alegria que surge de um encontro transformante, com Aquele que venceu a morte e transformou o sofrimento em graça.

Ele tornou saudáveis as águas da morte na nossa vida (Ez 47,8) e transformou nosso choro em riso (Sl 29,12). Com Cristo, não se pode falar de uma crise da alegria, pois Ele, ressuscitado e vitorioso, é a própria alegria, e comunica este dom a todos os que entram em comunhão com Ele (Jo 20,20).

Encontrar Cristo é encontrar o Sentido da vida, e uma vida alegre é consequência de uma vida cheia de sentido.

Viktor Frankl, grande neurologista judeu e fundador da Logoterapia, afirmava que o homem sadio e feliz é aquele que encontra e realiza o sentido da própria vida. Frankl estava convicto de que mesmo em situações de sofrimento é possível encontrar sentido e tornar-se pleno, e que a saúde mental de alguém depende mais da atitude que toma ante a própria existência do que das circunstâncias em que se encontra, mesmo as mais desafiantes.

Marcas da santidade

Os santos são, para nós, as testemunhas mais confiáveis de que a alegria que vem do Céu supera infinitamente as contrariedades desta vida e que, na própria dor, ela pode ser encontrada: os apóstolos experimentaram deste gozo ao serem açoitados por causa de Jesus (Atos 5,41); os mártires dos primeiros séculos caminhavam para a morte com cânticos de louvor em seus lábios; os homens e mulheres de Deus das diversas épocas fizeram resplandecer em suas vidas, até nas situações mais corriqueiras, o júbilo de pertencer a Cristo.

É marcante, por exemplo, a alegria e o bom humor de Santa Teresinha nos seus últimos meses de vida, mesmo nas dores atrozes da tuberculose que a atingiu. Fala-nos também o belo sorriso do beato Carlo Acutis, que não deixou o seu rosto, mesmo acometido pela doença que o levou à morte.

Veja| Quais são as características de uma pessoa alegre?

Seriam incontáveis os exemplos dos santos que nos dão a certeza de que a vida humana, apesar das dores nela presentes, não é uma história trágica. A cada um de nós é sempre possível abrir-se à bela experiência do encontro pessoal com Jesus: Ele mesmo nos fará participar dessa corrente de alegria, que pode salvar o mundo de cair no abismo do desespero.

Seja o nosso sorriso um farol de esperança no mar agitado dos tempos atuais. À nossa frente está Jesus: sigamo-Lo confiantes, pois Ele é a razão da nossa alegria.

Renascer/Reviver 2022

Neste ano, Comunidade Shalom vai realizar o  Retiro de Carnaval no formato on-line, “Alegrai-vos! Jesus está vivo!” é o tema deste ano. O Renascer ou Reviver é direcionado às pessoas que desejam ter uma experiência de um carnaval diferente com muita alegria e oração.  Esta alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas!

Leia também| Data oficial do Renascer 2022 é divulgada; confira novidades do retiro

Para ficar por dentro de todas as novidades do Renascer 2022, acompanhe o portal comshalom, o site do evento (www.eventorenascer.com.br) e também as redes sociais da Comunidade Shalom. No site do Renascer, é possível fazer a inscrição gratuita para reder mais informações sobre o Retiro.

José Airton Nogueira Júnior
Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.