Mundo

Em meio a negociações, Colômbia celebra Semana pela Paz

url2Com o tema “A paz é vida: pactuemos paz, construamos convivência” teve início este domingo, 8, a 26° edição da Semana pela Paz.

A iniciativa, até o dia 15, é promovida pela sociedade civil colombiana e pretende reafirmar que a paz é possível no país e pedir uma solução negociada para o conflito armado que dura mais de 50 anos.

Nascida em 1987 na Pontifícia Universidade Xaveriana, em Bogotá, a Semana pela Paz é celebrada na segunda semana de setembro, e reveste uma importância particular neste período em que prosseguem, entre altos e baixos, as negociações pela paz iniciadas um ano atrás.

Organizações sociais e comunitárias, realidades empenhadas na defesa dos direitos humanos e na construção da paz, instituições educativas, artistas, mídia, sindicatos, entre outros, participam ativamente da Semana no âmbito das respectivas realidades. Também a Igreja Católica está empenhada na reflexão sobre o tema, convidando todos a assumirem cada um as próprias responsabilidades neste âmbito, através do programa pela paz da Companhia de Jesus na Colômbia, REDEPAZ, da Conferência Episcopal Colombiana e da Pastoral Social, com a participação ativa de universidades e congregações religiosas.

Enquanto isso, a delegação de negociadores do governo colombiano viajou este domingo rumo à Havana (capital de Cuba) para retomar o diálogo com a guerrilha FARC, no 14º ciclo de negociação, que começa esta segunda-feira.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *