Notícias

Membros do Shalom usam a criatividade para se encontrar e rezar online

Os encontros de oração online reforçam a presença da esperança em cada casa.

Jovens usam a criatividade para se encontrar e rezar na internet

A rotina da Igreja em muitos países mudou por causa da epidemia do coronavírus. No Brasil, não foi diferente. Missas, encontros de pastorais, ministérios e grupos de oração foram cancelados para evitar a aglomeração de pessoas. Para ajudar os fiéis a viver o período de quarentena, comunidades, sacerdotes e até leigos começaram a utilizar a internet com a missão de evangelização e de manter a vida fraterna. Os membros da Comunidade Católica Shalom entraram nesse movimento e já nessa semana o desafio do isolamento passou a ser superado por meio de chamadas de vídeo e transmissões online.

Criatividade para manter a fraternidade

Os encontros de oração online reforçam a presença da esperança em cada residência do país, como no caso da jovem Letícia Gabriele, que mora em Fortaleza, no Ceará. “Nesse tempo em que estamos vivendo tantas coisas difíceis, participar do ministério mesmo que por vídeo e rezar unidos mesmo que pela rede social, trouxe uma esperança, uma fé, de que realmente tudo vai ficar bem; se entregarmos nas mãos de Deus, Ele realiza”. Ela se reuniu virtualmente com outros membros do seu ministérios na última quarta-feira, 18.

O jovem Pedro Ítalo também viveu essa experiência. “Foi estranho no começo, mas ao decorrer, com paciência, tudo foi se encaixando e dando certo, a forma de rezar, de interação com o pregador, só prova o quanto a tecnologia é bom para fins assim, é o quanto, principalmente, Deus não nos desampara! Foi uma experiência muito legal”. A Comunidade emitiu uma nota suspendendo suas atividades na capital cearense, mas motivando os membros a buscarem formas criativas de se manterem conectados nesse período de quarentena.

Santa Missa Comunitária Online

Iniciativas como o Live SH tem ajudado os membros da Comunidade Shalom a se manterem mais unidos em tempos de distanciamento. Nesse período, as redes sociais do comshalom.org transmitirão a Santa Missa, o Terço da Misericórdia e o Grupo de Oração Online, além de diversas outras atividades. A estreia do projeto aconteceu na quarta-feria, mas ontem, no dia de São José, 19 de março, primeiro dia oficial de quarentena no Ceará, a live da Santa Missa Comunitária teve mais de três mil pessoas conectadas. A experiência foi histórica e marcante para aqueles que acompanharam a celebração presidida por Padre Dennys Lima.

“Enquanto muitos barulhos nos distraem, parar e participar da Santa Missa em família foi um momento de muita alegria. O ápice foi ver meu filho distribuindo o pão para todos nós enquanto fazíamos nossa comunhão espiritual. Saber que nada pode nos separar de Deus, que nenhum vírus pode impedir que entremos em intimidade com o nosso Amado, o único que pode nos dar a verdadeira paz , é um consolo indescritível. Obrigada à Comunidade Shalom, não só por essa proximidade, apesar da distância física, mas pelos valores transmitidos ao longo desses anos”, testemunha Karine Cysne, consagrada da Comunidade de Aliança.

Leia também

Como fazer um grupo de oração online?

10 conselhos para participar da missa transmitida pela TV ou pela Internet


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *