Shalom

Moysés Azevedo aos jovens do CJS 2024: “o segredo da felicidade é dar a vida para Deus e para os outros”

comshalom
Moysés Azevedo no Congresso de Jovens Shalom Internacional 2024. IMAGEM: COMSHALOM

A oração é o alimento da esperança” foi o tema da pregação de Moysés Azevedo no Congresso de Jovens Shalom 2024 Internacional, neste domingo, 13. O fundador conduziu a formação da tarde em torno de três pontos: a esperança, a oração e a missão. 

“A esperança se nutre da oração e nos leva para a missão”, Moysés Azevedo.

Exemplo da âncora

Com a simbologia de uma âncora, o fundador foi ensinando à juventude sobre a importância da esperança estar fundamentada no Senhor. 

“A esperança para nós cristãos tem nome e sobrenome: Jesus Cristo. Ele é a fonte da nossa esperança.”

Ele explicou aos jovens que a âncora é lançada no fundo do mar para que, nos momentos das tempestades, o barco balance, mas não naufrague. “A âncora dos cristãos não está jogada embaixo do fundo do mar, é diferente. A esperança do cristão está na eternidade, no céu”, afirma.

Moysés trouxe o exemplo do mártir vietnamita Paulo Le-Bao-Thin que durante suas tribulações disse: “Imerso nestes tormentos pela graça de Deus, sinto-me alegre e contente, não estou só, mas estou com Cristo. No meio das tempestades lanço a âncora que permite chegar até os céus: esperança”.

Diante do seu desafio, diante da luta do seu pecado, você vai pegar aí ‘VRUUM’. Puxa, traz para dentro do coração e todas as coisas, você vai ver, serão diferentes”, aconselhou Moysés. 

Ele garantiu ao público que, pela força da ressurreição de Cristo, tudo pode ser transformado. E recordou as palavras de São João Paulo II:

A Esperança nasce da confiança em três verdades: “Deus é onipotente, Deus ama-me imensamente e Deus é fiel às promessas. E é Ele, o Deus da misericórdia, que acende em mim a confiança; por isso não me sinto nem só, nem inútil, nem abandonado, mas integrado num plano de salvação, que um dia virá a levar-me ao Paraíso”.

A esperança também foi apresentada aos jovens na perspectiva do recomeço. “Só depois do julgamento é que não recomeçaremos. Até lá, recomeçamos sempre. Tudo o que fazemos é isto: começar de novo. Este é precisamente o caminho do Cristianismo. O abandono à graça é, em última análise, a força vital da Esperança.” Charles Peguy.

Leia também | Poema “A Esperança” de Charles Péguy

Desejo por Deus

Moysés também falou sobre a solidão aos jovens, consolou-os dizendo que nunca estão sozinhos e que não devem temer a vida, pois Deus tem um projeto nas suas vidas.

Rezar para aqueles que fizeram um experiência com Deus é uma necessidade. Mas o que fazer quando se está com dificuldade para a oração?

“O que nós precisamos pedir para que sejamos jovens orantes é: Espírito Santo, aumenta em mim o desejo de Deus. A oração faz isso, dilata o meu coração”, garantiu Moysés.

Ele recordou as palavras do Papa Francisco sobre oração durante sua audiência com a Comunidade por ocasião da Convenção de 2022:

Antes de tudo, se permanecermos n’Ele através da oração, da escuta da Palavra, da adoração, do Rosário, então a linfa do Espírito Santo passa d’Ele para dentro de nós e podemos perseverar.” 

Três coisas que podem atrapalhar a vida de oração:

1. racionalismo;

2. comodismo;

3. mundanismo.

Com isso, Moysés também disse que nós (Shalom) não podemos ser indiferentes às dores da humanidade e que o segredo da felicidade é não viver para si, mas para Deus e os outros.

Para ele, toda geração precisa ser evangelizada a partir da pessoa de Jesus Cristo. “Por isso, nós somos constituídos missionários. Deus te chamou em vista de uma missão”. 

‘O que tu tens para me dar?’

Como um pai que se senta próximo aos filhos para conversar, Moysés sentou no palco e convidou os peregrinos a se aproximarem dele. Então lhes contou uma história retratada pelo poeta indiano Tagore. A narrativa relata o encontro entre um príncipe e um mendigo que, ao ouvir falar que se aproximava o príncipe, esperava receber dinheiro, até que é surpreendido com uma pergunta: “O que tu tens para me dar?”. O homem, que tinha migalhas de pão no bolso, deu a menor delas ao rei. Depois que o príncipe se despediu, ele percebeu que ela havia se tornado no seu bolso um grão de ouro. 

Não dê migalhas para Deus, para que lá na frente você não chore amargamente por não ter tido a coragem de ter se dado inteiramente. Se dar a Deus é uma fonte de vida e de felicidade. Qual a tua resposta? Neste CJS, onde o rei esta passando por você, não tenha nenhum medo de permitir que a graça de Deus mude o estilo da sua vida. Que você tenha um estilo divino de viver para Ele e para os outros.”

Após a pregação, o fundador conduziu um momento de oração que já é tradição no Congresso de Jovens Shalom, onde os peregrinos carregam uma cruz florida até o palco.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

Qual a sua resposta para Jesus?

Se arde em teu peito o desejo missionário, dê um passo de coragem, acesse este formulário e saiba mais detalhes do processo de discernimento do envio missionário na Comunidade Shalom.

O CJS continua

Chegamos ao último dia do CJS, mas você ainda pode rever as pregações, as missas, os momentos de oração e as adorações durante um mês, através da plataforma de vídeo Shalom Play.

Serviço:

Congresso Internacional de Jovens Shalom
Data: 10 a 13 de outubro
Local: Centro de Formação Olímpica (CFO)
Endereço: Av. Alberto Craveiro (Castelão), Fortaleza-CE.
Inscriçõesaqui  
Mais informações: comshalom.org/cjs35anos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.