Notícias

Moysés Azevedo: Com o Espírito Santo, somos impulsionados a comunicar a santidade de Cristo ao mundo

O fundador da Comunidade Católica Shalom encerrou a parte da manhã do Congresso Shalom Online. Confira as suas palavras.

comshalom

No último dia do Congresso Shalom, Moysés Azevedo pregou sobre o tema O nosso alvo é a santidade. O fundador da Comunidade desenvolveu o raciocínio central da sua pregação a partir da etimologia da palavra pecado, que significa, em sua essência, errar o alvo, caminhar para a perdição. Ao citar os obstáculos para alcançar um caminho de santidade, Moysés recordou que o apego às riquezas pode ser muito nocivo. Ao aprofundar o assunto, ele reforçou que as riquezas que podem corromper a vida de um cristão não estão somente em um âmbito material, mas em tudo aquilo que é colocado no lugar do Criador de forma desordenada, idólatra.

Moysés alertou os missionários quanto ao uso egoísta dos dons que o Senhor os dá — apego este que ele classificou como um tipo de riqueza — própria de quem retém a vida ao invés de doá-la generosamente como dom. Ao dar continuidade ao assunto dos obstáculos para o seguimento de um caminho de santidade, Moysés citou a preguiça espiritual, que torna o serviço infértil pela ausência da vida de oração, e em sequência a rigidez, movimento de viver este itinerário com hipocrisia e soberba, somente pelo seguimento vazio de leis — também conhecido como “santidade de aparência”.

Moysés alertou ainda sobre os perigos do mundanismo, que pode estar no coração de muitos cristãos — uma vez que ele entra na vida das pessoas de forma muito sutil, com pequenas coisas, aparentemente lícitas, no entanto, pecaminosas. O fundador também exortou os participantes do Congresso sobre o perigo da adesão às ideologias, que podem ser enganosas com discursos sedutores e vazios, que não representam a vivência autêntica do cristianismo. Ele ressaltou que uma ideologia pode dividir os cristãos por ter “boas aparências”, por isso é necessário que os fiéis cultivem uma vida interior constante e não se deixem enganar tão fácil.

Ao concluir, o fundador da Comunidade Católica Shalom apresentou o Amor Esponsal como remédio para enfrentar os obstáculos que aparecem no caminho de alguém que deseja a santidade. Ele classifica este Amor como “um apaixonamento pela presença de Deus na oração, na Eucaristia e nas Sagradas Escrituras”. É necessário — segundo ele — dar primazia à graça divina, para que a oferta de vida seja a via mais concreta para a santificação de uma pessoa, uma vez que ninguém consegue alcançar este alvo sozinho. Neste momento, Moysés reforçou a importância da vivência comunitária sadia, que pode ser fonte de vida para toda a humanidade.

Aos confins da terra

O Congresso Shalom Online foi transmitido para mais de 40 países e traduzido para Inglês e Espanhol. No período da tarde, os missionários puderam participar de workshops e aprofundar os seus conhecimentos para melhor servir a Cristo nas suas respectivas vidas cotidianas. O evento encerrou com a Santa Missa, às 18h, no Canal do YouTube da Comunidade Católica Shalom. Os participantes do Congresso que aderiram ao plano ainda puderam acompanhar um show exclusivo da cantora Ana Gabriela na plataforma online logo após a Celebração Eucarística.

Perdeu o evento?

Temos uma novidade para você! Você pode ter acesso às pregações do tema central e a todos os workshops, na íntegra, através do On demand, que já está disponível no site da plataforma. Clique [AQUI] para adquirir e não deixe de participar do maior evento online da história da Comunidade Católica Shalom.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *