Shalom

Moysés Azevedo: discurso de inauguração do Centro San Lorenzo

“Neste ‘Centro de Evangelização’, queremos disponibilizar nosso carisma, para o benefício de uma criatividade missionária sempre renovada com jovens e pelos jovens”

comshalom

Eminência, querido Cardeal Farrell, querido Padre Alexandre, queridos sacerdotes aqui presentes, amigos do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, amigos de diferentes dicastérios, associações, movimentos e novas comunidades, amigos do Centro San Lorenzo e… queridos jovens.

Em julho de 1980, São João Paulo II visitou minha cidade, Fortaleza, no Brasil. Naquela ocasião, o arcebispo da época me pediu que oferecesse, no momento do ofertório, um presente ao Papa, em nome de todos os jovens da cidade. Eu me fiz esta pergunta: “Mas o que pode um jovem de 20 anos dar ao Papa?” ​​Na oração, a inspiração do Senhor foi clara: como jovem, eu me unia ao Seu Amor, que mudou minha vida. Era hora de “dar de graça o que eu recebi de graça“.

Eis o meu presente para Jesus e para a Igreja: a oferta da vida e juventude para evangelizar os jovens, especialmente os que estão mais distantes de Cristo e da Igreja. A partir desta experiência decisiva – a oferta de vida aos pés de Pedro – nasceu uma “pizzaria para evangelizar“, um centro de evangelização. Um lugar acolhedor onde os jovens, com criatividade e audácia, evangelizavam outros jovens. Honestamente: Eu não tinha ideia de onde Deus estava nos levando.

É bom notar que em 1983, o mesmo Papa, aqui em Roma, queria – ele também – dar um presente aos jovens de todo o mundo: um Centro Internacional da Juventude nesta Igreja de São Lourenço, a poucos passos de sua casa. Também “lugar acolhedor”, sinal da paternidade do Santo Padre e da maternidade da Igreja para os jovens. Desde que a nossa Comunidade está presente em Roma, sempre em comunhão com a Comunidade Emmanuel e outras expressões eclesiais, temos visto este Centro como um ponto de referência especial para a evangelização. Aqui temos visto o nascimento de numerosas vocações para a vida missionária, a vida sacerdotal, o matrimônio … tantas graças na vida dos jovens ao longo dos anos!

Não poderíamos imaginar que, no alvorecer do Sínodo histórico dedicado à Juventude, fôssemos chamados a oferecer este precioso serviço à Igreja: animar o Centro Juvenil “San Lorenzo”. Aqui, muito perto de Pedro, aos pés da cruz, seguindo os passos da Santíssima Maria, acolhendo, amando e evangelizando os jovens, voltamos às origens do nosso carisma e à nossa missão como Comunidade Shalom. Neste “Centro de Evangelização”, queremos disponibilizar nosso Carisma, para o benefício de uma criatividade missionária sempre renovada com jovens e pelos jovens. Deixe os mais distantes, tanto geograficamente como espiritualmente, experimentarem que podem encontrar seu lar aqui no coração da Igreja.

Obrigado, Eminência, obrigado a todos, amigos, pela sua confiança. Contamos com a sua oração para que possamos levar adiante esta nova missão e esta nova etapa no Centro de San Lorenzo com humildade e fidelidade ao projeto de Deus. Aqui estamos! Aos pés da Cruz, em profunda comunhão com o Santo Padre, nosso amado Papa Francisco, em contínua intercessão pelo Sínodo dos Bispos e dos “jovens”, unidos em Santa Teresina e São João Paulo II, sob o olhar de Maria, queremos renovar a oferta da nossa vida pela Igreja, pelos jovens e pela humanidade.

Obrigado novamente.

Shalom!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *