Notícias

Moysés Azevedo e Emmir Nogueira participam dos 25 anos do PJJ

comshalom

pjjNo último final de semana (24 e 25), cerca de mil jovens de vários bairros de Fortaleza se reuniram para celebrar o aniversário de 25 anos do Projeto Juventude para Jesus (PJJ). Shows das bandas Totus Tus, E3 e Missionário Shalom, adoração ao Santíssimo Sacramento e pregações do fundador, Moysés Azevedo, e da cofundadora, Emmir Nogueira, marcaram os dias de festa.

Moysés partilhou sobre a” Espiritualidade do Jovem Shalom”, destacando a vivência da contemplação, da unidade e da evangelização. “O ‘jovem shalom’ é um jovem que busca a santidade”, ressaltou. Moysés conversou com os jovens sobre o testemunho de vida de São João Paulo II e de Ronaldo Pereira. “Jovens da Obra Shalom, não tenham medo, não desistam de cumprir a grande Obra de Deus” e “Querido jovem, não perca tempo, lance seus olhos no eterno, naquilo que não passa”, foram as exortações de Moysés na manhã de domingo.

Emmir Nogueira pregou sobre uma frase de Santa Teresinha, “Para amar-Te, ó meu Deus, só tenho hoje”. De forma animada, Emmir iniciou a pregação cantando o refrão: “Tu bem sabes, ó meu Deus, pra te amar aqui só tenho hoje”. A cofundadora falou sobre o “Kayrós”, tempo da graça. Emmir explicou também que “o presente é o tempo de Deus” e que “o presente é uma centelha de eternidade”. Dayane Alves, jovem do Shalom do Mondubim, partilha que “é preciso vigiar para não cair na tentação do ‘deixar pra amanhã’”.

Ex-coordenadores do Projeto Juventude para Jesus

Carmadélio Sousa, missionário da Comunidade de Aliança Shalom e primeiro coordenador do PJJ, falou sobre a realidade do projeto no início da Comunidade Shalom. Ele contou que o lançamento do Projeto, em 1986, foi o primeiro grande evento da Comunidade e que também foi a primeira vez que um bispo, dom Aloísio Lorscheider, participou de um evento do Shalom. O lançamento aconteceu no Ginásio Aécio de Borba e contou com a presença de jovens participantes de paróquias e movimentos da Igreja de Fortaleza.

“Quando nós temos convicção do chamado de Deus, nós vamos até o fim”, disse Carmadélio, motivando os jovens a não desistirem da caminhada com Deus.

Érica Leite, também ex-coordenadora do PJJ, é celibatária e membro da Comunidade de Aliança. Ela aproveitou a oportunidade para partilhar algumas experiências vividas com Ronaldo Pereira. “Falar do Ronaldo é falar de parresia”, explicou. Érica lembrou alguns fatos da vida de Ronaldo e contou o testemunho do Papa Francisco de docilidade ao Espírito. “A docilidade ao Espírito Santo acontece quando estamos apaixonados por Cristo”, declarou.

“Celebrar uma festa como essa é dizer SIM novamente”

Paulo Henrique, conhecido pelos membros da Comunidade como PH, coordena o Projeto Juventude para Jesus de Fortaleza há três. Para ele, celebrar os 25 anos de PJJ “é viver a experiência de permanecer dizendo ‘sim’ a Deus”. No dia 17 de maio, os jovens se uniram à Comunidade Shalom para participar da Celebração Eucarística em ação de graças pelos 25 anos do Projeto. O coordenador conta que a graça do dia 17 e a graça dos dias 24 e 25 são complementares. “Naquele dia, nós vimos o nosso papel dentro da Comunidade e hoje, como Projeto Juventude, temos a oportunidade de escutar o que Deus espera de nós”, afirma. Ao mencionar as palavras de Moysés Azevedo, PH destacou que “onde se tem um jovem, existe um coração movido de compaixão pelos outros jovens”.

Lançamento do Acamp’s

Paulo Henrique anunciou a realização do Acampamento de Jovens Shalom, o Acamp’s. O evento será realizado de 14 a 19 de julho, na fazenda Guarani em Pacajus (CE).

Jonas Viana


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *