Notícias

Moysés: o mundo será transformado pela força do Evangelho, não pelo verniz cristão

comshalom

moyses CACV 1“O mundo será transformado pela força do Evangelho, pela força da evangelização, pela força de Cristo, do anúncio da verdade de Cristo. Não pelas forças vãs com verniz cristão”, foi o que afirmou o fundador e moderador geral do Shalom, Moysés Azevedo em pregação no retiro “CACV” de Fortaleza, no domingo (18). Na palestra, ele abordou aspectos da audiência privada que teve com o Papa no dia 14 de fevereiro e o que o encontro com o pontífice significa para a Comunidade.

Para o fundador, o encontro com Francisco “tem muito a dizer” ao Shalom sobre a primazia da oração e da graça de Deus na vida e na ação evangelizadora. O pontífice perguntou sobre a presença da Comunidade no mundo, as bênçãos e os desafios, mas também se mostrou atento à vida pessoal de Moysés e, como um bom pastor, perguntou sobre ele, como estava sua espiritualidade.

“O que é a prioridade na visão do Papa? A pergunta que ele me fez: ‘Como é a sua vida espiritual?’, já relata a importância que ele dá e a importância que Deus deseja nos dar para a nossa vida espiritual. Entramos um pouco no que o Espírito de Deus deseja nos falar como Comunidade Católica Shalom: a primazia de Deus na nossa vida, a primazia da nossa vida espiritual, da nossa direção espiritual, da nossa vida de oração, da nossa vida sacramental, de estarmos de joelhos diante de Deus, porque sem isso não existe o ser Shalom. Sem isso não existe o ser discípulo de Jesus Cristo. Ser discípulo de Jesus Cristo não é um conjunto de ideias nem um conjunto de doutrinas nem uma filosofia. Ser discípulo de Jesus Cristo é vida! E uma vida que abre espaço para a primazia de Deus. E isso é visível na vida do Santo Padre”, afirmou.

Moysés contou que havia preparado um roteiro com os assuntos que levaria ao pontífice. No entanto, o Papa fez a pauta da reunião.

Ao falar sobre o pontificado de Francisco, Moysés detalhou as tentações apontadas pelo Papa no encontro com os Bispos da Conferência Episcopal Latino-Americana (CELAM), durante a Jornada Mundial da Juventude no Brasil. São seis as tentações que a Igreja de hoje pode sofrer, como discípulos missionários: reducionismo socializante; ideologização psicológica; proposta gnóstica; proposta pelagiana; funcionalismo; clericalismo.

Clique aqui e saiba mais sobre as seis tentações contra os discípulos missionários

Segundo o fundador, o discurso do Papa chama atenção de toda a Igreja para não cair na tentação de uma ideologização marxista nem na armadilha reacionária, que aponta e condena, mas deve estar com o foco no anúncio do Evangelho impulsionado por uma autêntica vida de oração.

“Você tem de anunciar Jesus Cristo! Sem dúvida, a verdade de Cristo vai contra muitas coisas, de um lado e de outro, mas em primeiro lugar é Cristo, o amor de Cristo, a verdade de Cristo, a misericórdia de Cristo. E é isso o que o Papa Francisco vem nos chamar a atenção: o Evangelho. Não às ideologias, mas o Evangelho. Não contra o aborto simplesmente. Sim contra o aborto, mas a favor da vida. Não simplesmente contra isso, aquilo ou aquilo outro, mas a favor da verdade do homem, a verdade da família. Não a Igreja do ‘não’, mas a Igreja do ‘sim’. Senão, ficamos numa postura reativa, e o Evangelho e Jesus não foram reativos. Jesus foi ativo, não foi reacionário. Jesus manifestou, revelou que há uma novidade muito maior do que essas categorias ideológicas. Reduzir o Evangelho a simplesmente uma bandeira é empobrecer o Evangelho de Cristo”, destacou.

moyses CACVComunhão

O CACV de Fortaleza reúne anualmente os membros das comunidades de Vida e de Aliança Shalom que servem na área pastoreada pela Arquidiocese da capital cearense.

Moysés relatou que na audiência de 14 de fevereiro, o Santo Padre lembrou-se que já o havia encontrado antes do pontificado, no Sínodo sobre a Eucaristia, em 2005, e durante a Conferência Episcopal Latino-Americana, em 2007. Aos pés do sucessor de Pedro, o fundador reafirmou o serviço incondicional da Comunidade Shalom à Igreja.

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *