Shalom

No dia de São Tomé, a missão de Arapiraca Celebra 1 ano de fundação

No dia 03 de Julho de 2019, dia de São Tomé, o Senhor, “que é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor” (Sl 102, 8) nos presenteava com a Missa de Fundação da nossa missão.

comshalom

“Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos” (Sl 147, 3b)

Gratidão! Louvor! Ação de Graças! É o que resume o sentimento que brota em nossos corações nesse momento! É tempo de celebrar!

Tudo começou em 1995, na cidade de Propriá-SE, mais precisamente no Reviver (hoje Renascer), retiro de carnaval. A sede de Deus era tanta, que no decorrer do ano, o pensamento insistia em nos remeter ao retiro, no anseio de chegar logo o próximo carnaval… e assim os primeiros de Arapiraca iam se alimentando do Carisma para o qual o Senhor nos chamava. Inicialmente era um ônibus, que aumentou para dois, mas que logo se tornaram “pequenos”; quanta gratidão brota em nosso coração à Missão de Propriá! Os dias e noites no alojamento eram inesquecíveis! O sorriso e a oferta de cada irmão que com tanto amor não nos deixava voltar para Arapiraca, na terça-feira a noite, sem aquele delicioso arroz doce, coberto de caridade e vida ofertada! Oferta que aumentava em nós a sede; precisávamos beber mais, para transbordar! E assim surgiu em Arapiraca o grupo de oração Obra Nova, dos “Amigos do Shalom”!

A lembrança surge como se fosse hoje… em 19 de setembro de 2001, na Sala 5 da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca-AL. Ali, pela oferta das irmãs Edsandra e Doralice, o Senhor já lançava suas primeiras sementes do Carisma na nossa terra! Como é bom recordar o passado e ver que a Providência Divina se manifesta das mais diversas formas, sempre a nos socorrer e nos levar a aspirar mais e mais as coisas do Alto! Como era bom beber do Carisma Shalom toda semana! Nesse tempo passamos a servir nas equipes do Renascer, em Propriá… que família linda! Muitos frutos podemos contemplar desse tempo; muitos missionários da CV alcançados por Deus no “Amigos do Shalom”: Adílio, Joselma, Maria Alves (Nena) e Rosemeire Lúcio.

Como falar em Propriá sem lembrar de Dom Mário Sivieri… um verdadeiro pai! Amoroso e disposto a fazer tudo por cada um de seus filhos! Como nos impressionava testemunhar todo o seu cuidado com os missionários da CV! Era lindo demais! Muita gratidão! Mas é verdade também que a Misericórdia do Senhor sempre nos surpreende! Tínhamos também Dom Valério Breda, bispo da diocese de Penedo-AL, outro italiano cheio de virtudes! E com as bênçãos de nosso bispo e padre Jairo presente, em 21 de setembro de 2012 foi inaugurado o primeiro centro de Evangelização da Obra Shalom de Arapiraca, no Bairro Capiatã; uma casa simples e pequena (“a casa azul”), mas mais parecia um palácio aos nossos olhos; tamanha era nossa alegria! Alegria de ver as promessas de Deus se realizando a olhos vistos… não durou muito e a “sina” dos centros de evangelização Shalom aconteceu também em Arapiraca: a casa se mostrou muito pequena e precisamos nos mudar! Fenômeno que, com a graça de Deus, veio a se repetir outras vezes.

Podemos contemplar muitas graças desse tempo de obra… desde 2012 o Renascer passou a acontecer também em Arapiraca e em todos os anos Dom Valério fazia questão de presidir a Celebração Eucarística do domingo. Era perceptível sua satisfação com a obra Shalom; percebíamos em seu olhar que o sonho de se tornar missão, antes imprevisível, se tornava um sonho próximo… estava chegando o tempo de Deus! Bendita seja a Mãe do Bom Conselho, que apressa o relógio do seu filho e nos diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”! Após um período intensificado de oração, por parte dos conselhos da missão de Propriá e da obra, foi percebida a necessidade de fazer uma visita a nosso bispo. Foram algumas idas da nossa responsável local à época, Ana Lúcia, a Penedo para conversar com Dom Valério, juntamente com o conselho da obra, a fim de se fazer conhecer o processo de abertura de uma missão Shalom. À época, o conselho da obra era formado pelos irmãos da CAL: Diogo, Doralice, Larissa, Margareth e Patrick.

Muita gratidão a Dom Valério, que tanto nos amou! Que nunca escondeu sua admiração pelo Carisma e por nosso fundador! Lembro de uma das visitas à sua casa, onde nos falava com sua humildade habitual e em tom descontraído, mas cheio de verdade no olhar: “Será que Moysés, aquele menino santo, vai atender meu pedido? A propósito, me encontrei com ele semana passada e, como não sou besta, já disse logo que queria a Comunidade Shalom na nossa diocese!” Era uma admiração recíproca e generosa, que fazia nosso saudoso bispo nos pedir com grande piedade: “Shalom, sua primeira missão é rezar pelo nosso clero! E também peço que evangelizem nas escolas, para alcançar as periferias existenciais da nossa juventude! Isso é urgente!” Quanta nobreza há na missão que Deus nos confia!

Depois de um tempo de espera, finalmente a resposta tão sonhada chegou até nós, pelas mãos dos nossos irmãos Erivânia e Pe. Ângelo; com uma alegria indescritível, começaram assim os preparativos para a vinda da CV. Como grande sinal do novo de Deus para Arapiraca, os irmãos da CV chegaram em nossa cidade, vindos de Propriá, no dia 09 de junho de 2019, domingo de Pentecostes. Obrigado meus irmãos, primeiros missionários da CV desta terra de missão: Ana Lúcia, Beatriz, Cenilza, David , Déborah, Eunice, Natanael, Raí, Vanda e Vitória.

No dia 03 de Julho de 2019, dia de São Tomé, o Senhor, “que é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor” (Sl 102, 8) nos presenteava com a Missa de Fundação da nossa missão, presidida por Dom Valério na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho!

Concluímos expressando nossa gratidão a Deus pela docilidade das autoridades constituídas: conselho da obra, conselho local de Propriá, conselho geral da comunidade e a todo o clero da nossa diocese, nomeados aqui na pessoa de Dom Valério, que teve sua páscoa antes mesmo do primeiro aniversário da missão e já intercede por nós! Finalmente, gratidão muito especial a todos os irmãos da nossa missão de Arapiraca: membros da obra, vocacionados e missionários da CAL e da CV. Irmãos que dão todo o sentido da oferta! Que testemunham e encarnam o Carisma que Deus escolheu para nos moldar a Si! Sim, nosso alvo é a santidade! Por isso, “queremos ainda, com o coração cheio de desejo, dizer: Obrigado, Senhor, por me teres escolhido”.

Shalom!

Patrick Henrique da Silva Brito


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *