Shalom

Novo ano formativo: Moysés Azevedo recomenda retiro prolongado seguido de confissão profunda

Na abertura do novo ano formativo para os membros da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo fez sua pregação baseada na mensagem do Papa para a Quaresma de 2021

comshalom

A Comunidade Católica Shalom deu início, nesta segunda-feira (22), ao ano formativo de 2021. Em transmissão ao vivo realizada pelo YouTube, com mais de cinco mil pessoas conectadas simultaneamente, a formadora geral Angélica Teixeira abriu o encontro dizendo que Deus queria consolar o seu povo. Em seguida, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, pregou sobre esse novo tempo, tendo como base a homilia do Papa Francisco na quarta-feira de Cinzas deste ano. Emmir Nogueira, cofundadora, também participou do encontro virtual.

“Neste tempo de Quaresma, para onde está orientado o seu coração?”, questionou Moysés. Citando a mensagem do Santo Padre, o fundador explicou que o coração dos missionários não pode ser um “coração dançarino”, que dá um passo para Deus e um passo para o mundo, vivendo sempre nesse movimento de balanço. Segundo o consagrado, os membros da Comunidade são chamados a ter um coração firme em Deus, renunciando a todos os ídolos que não podem salvá-los.

Moysés ainda recordou que os missionários não foram feitos para viver na dubiedade e que quem agia dessa forma, segundo as Sagradas Escrituras, eram os fariseus, homens religiosos que tinham aparência de piedade, mas que, na verdade, traziam muitas incoerências.

Recomendação: retiro e confissão

O fundador apresentou algumas orientações para bem viver a Quaresma deste ano. Entre elas, estão “um retiro prolongado, de mais de um dia,” e uma “confissão forte, profunda e rasgada”. Ele explicou ainda que “a transformação da humanidade passa pelo meu e pelo seu coração” e que fazer um retiro de mais de um dia é “entrar no deserto e deixar que Deus fale ao nosso coração”.

“O retiro é o lugar da surpresa de Deus, é o lugar da luta em que Ele vai tocar o nervo da sua coxa. E mesmo que você saia mancando, você sairá um homem novo, uma mulher nova”, ressaltou. O consagrado ainda recomendou: “depois do retiro, faça uma boa confissão e saia dela recriado pela graça de Deus”.

[Acesse já a Página Especial de Quaresma do comshalom.org]

Precisamos da Comunidade

Marcado pela experiência do retorno, o tempo da Quaresma é um verdadeiro chamado a voltar à oração, à Palavra de Deus, à vivência dos sacramentos e também à Comunidade. “Precisamos da Comunidade”, enfatizou Moysés. Em sua fala, o fundador reforçou a importância da participação nas células comunitárias, ainda que de forma virtual. Comentou também sobre a necessidade do serviço: “Precisamos regressar para Jesus na missão”.

Emmir Nogueira: “invoca Maria”

O encontro virtual foi concluído com a oração de consagração à Nossa Senhora feita por Emmir Nogueira. Para esse momento, a cofundadora escolheu rezar a Oração à Virgem Maria, de autoria de São Bernardo. De forma simples e espontânea, Emmir pediu a Deus, pela intercessão de Maria, a graça da consolação. Ao final, em oração, ela motivou a cantar um trecho da música a seguir:

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *