Igreja

Bispo auxiliar de Braga aponta “outro tipo de pobreza, a solidão”

comshalom

d.francisco_senra_coelhoO novo bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, que vai ser ordenado este domingo na Sé de Évora, quer fazer das famílias e das pessoas mais desprotegidas pontos prioritários da sua missão.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o prelado deu a conhecer o programa que vai levar consigo, neste regresso à sua Arquidiocese de origem, e que pretende cumprir sempre em consonância com a “orientação pastoral e o pensamento” do arcebispo bracarense, D. Jorge Ortiga.

Numa altura em que Portugal ainda é testado pela “crise”, com repercussões que tocam “todos” os portugueses, D. Francisco Senra Coelho está empenhado em dar em Braga “uma atenção muito grande à solidariedade, à pastoral sociocaritativa”.

E nesse campo estão incluídas as “famílias” que atravessam “situações difíceis”, e dentro delas especialmente os doentes e idosos, todos “aqueles que são tocados por um outro tipo de pobreza, a solidão”.

O novo bispo auxiliar quer “aproximar-se o mais possível” daqueles que foram votados ao “abandono”, sem esquecer “as pessoas que vivem em situação presidiária”, os reclusos e encarcerados.

Outro aspeto essencial do seu trabalho será a promoção e acompanhamento das “vocações” destinadas à vida sacerdotal e consagrada, quer aquelas que ainda “despontam” no coração das famílias ou dos seminários, quer também todas as que já fazem parte do clero da Arquidiocese.

O facto de ter sido “pároco” durante “28 anos” em Évora faz com que D. Francisco Senra Coelho encare o acompanhamento dado aos sacerdotes como um aspeto fundamental.

Nesse sentido, vai “tentar ao máximo fazer a descoberta das paróquias de Braga e perceber o valor do trabalho, da entrega, da generosidade dos párocos da Arquidiocese, de todos os sacerdotes” e também dos “seminários, movimentos, religiosos e religiosas”.

D. Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho, de 53 anos, nasceu em Maputo, Moçambique, mas as suas raízes familiares estão em Barcelos, na Arquidiocese de Braga.

O até agora pároco de Nossa Senhora de Fátima, São Manços e Nossa Senhora da Consolação, na Arquidiocese de Évora, foi escolhido para a sua nova missão pelo Papa Francisco no dia 17 de abril.

Depois disso já teve oportunidade de se encontrar com o Papa argentino durante uma audiência pública no Vaticano.

Na ocasião, Francisco transmitiu-lhe “paz, muita paz” e encorajou-o a abraçar sem “medo” o trabalho que agora vai ter pela frente, junto das comunidades católicas de Braga.

A celebração da ordenação episcopal de D. Francisco Senra Coelho, este domingo às 16h00 na Catedral de Évora, vai ser presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves, e concelebrada por D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, e D. Maurílio de Gouveia, arcebispo emérito de Évora.

No mesmo dia, o programa 70×7, a partir das 11h22 na RTP2, dará a conhecer a forma como D. Francisco Senra Coelho se preparou para a sua nova missão, em retiro no Convento da Cartuxa, em Évora.

 

Fonte: Ecclesia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *