Notícias

O Futebol na vida dos papas: Bento XVI o futebol e as Copas do Mundo

A segunda reportagem da trilogia evidencia a figuro do Papa Emérito com o esporte

comshalom
Papa Bento XVI e representantes da Liga Italiana de Futebol Profissional.

Chegou a hora de mudar os ares. Saímos da Polônia e aterrissamos em solo Alemão. É hora de falar do nosso Papa emérito Bento XVI. E claro, é só falar da Alemanha, que todo brasileiro sente um frio na espinha ou pelo menos sentia, já que a seleção alemã vem decepcionando constantemente (fico muito triste com uma notícia dessa, risos).

Leia também| Conheça o católico que inventou a Copa do Mundo

Porém, nosso foco aqui não é a seleção alemã, mas um alemão específico: Joseph Ratzinger. Sim, o alemão mais amado que nós conhecemos. E já que o assunto é futebol e Copa do Mundo, vamos voltar no tempo, mais especificamente para o ano de 1986, quando Ratzinger ainda era cardeal.

Ratzinger explicando o futebol 

Naquele ano aconteceria novamente uma Copa do Mundo no México. A competição acabou com a Argentina de Maradona campeã do mundo sobre a Alemanha. Antes do torneio ocorrer, o cardeal Ratzinger publicou um artigo chamado “Busquem as coisas do alto”. O texto era uma resposta à seguinte pergunta: “Por que este esporte movimenta tanta gente assim?”.

Confira| O futebol explicado por Bento XVI 

Ao longo do texto, Ratzinger apresentou a ideia de que o jogo era uma “espécie de tentativa de retornar ao paraíso: sair da escravizante seriedade da vida cotidiana e de seus cuidados para a seriedade livre do que não necessariamente tem que ser e que, justamente por isso, é bonito. Frente a isso, o jogo transcende, em certo sentido, a vida cotidiana“, escreve.

Com toda sua profundidade e conhecimento, Ratzinger abordou diversos aspectos, entre eles a importância do exercício para a vida das crianças, assim como a importância da disciplina, treino e domínio de si. Ele também ressalta que o esporte ensina sobretudo uma disciplina harmônica: unir os jogadores com um objetivo comum. Ou seja, o sucesso e o insucesso de cada um está no sucesso e no insucesso de tudo. 

As Copas do Mundo e o pontificado de Bento XVI

Vamos agora para o ano de 2005. No Início do pontificado de Bento XVI e véspera da Copa do Mundo na Alemanha o comitê organizador do mundial de futebol visitou o Papa. Durante uma coletiva, o presidente do comitê, Franz Beckenbauer, revelou que Bento XVI garantiu que veria as partidas mais importantes. 

Leia| João Paulo II ou “Lolek o goleiro”

O ex-campeão alemão também entregou ao papa a bandeira comemorativa do evento e contou que Bento XVI quis falar de futebol e mostrou-se muito interessado pela organização da Copa. Além disso, o Pontífice elogiou a seleção alemã e desejou sucesso ao país. Beckenbauer, considerado um dos maiores jogadores da história da seleção alemã, concluiu dizendo que falar com o papa sobre futebol foi o momento mais importante de sua vida. 

Franz Beckenbauer com Papa Bento XVI (Foto de arquivo/Reuters)

Porém a relação de Bento XVI com o futebol para por aí. Ao longo da trajetória ele nunca se pronunciou sobre qual seria o time de coração, por exemplo. Além disso, durante a Copa do Mundo de 2010, não houve manifestações, apenas alguns comentários feitos por fontes vaticanistas que afirmavam que o Papa não conseguiria assistir aos jogos. 

O mais curioso foi em 2014, quando a grande final colocou frente a frente Alemanha e Argentina, do argentino Jorge Mário Bergoglio. O que imaginou na época era que os dois veriam a partida juntos, porém não ocorreu. Além disso, o Papa Emérito preferiu dormir durante a final da copa, a qual sagrou a Alemanha campeã do mundo. Por outro lado, o sucessor, o Papa Francisco, é um aficionado por futebol, mas isso fica para nossa última reportagem. 

Confira como a atividade física favorece a vida de oração:

 

Matheus Macedo
Vocacionado – Shalom São Paulo 
Jornalista

-Com informações: Canção Nova, ACI

Veja mais:

 Saiba como é a Igreja católica no Qatar

 Fé e devoção do técnico da seleção brasileira chama atenção nas redes sociais

Descubra quem é o jogador convocado para a Copa em Qatar que foi crismado pelo Papa Francisco

O sofrimento nos da possibilidades

E quando as coisas dão errado?

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.