Formação

Qual o lugar das Sagradas Escrituras na vida de um católico?

Toda a Sagrada Escritura é um complexo, porém completo processo de comunicação de Deus para com seu povo. A Bíblia ao nos revelar o Pai, se configura no mais perfeito “processo” de comunicação dEle e com Ele.

comshalom

Com efeito, “a Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito divino” (CIC, 81).

A Palavra de Deus, portanto, é viva e se atualiza a cada dia, pois é o próprio Deus que nos fala e, assim sendo, deve estar no centro da vida de todo cristão, como fonte de intimidade com o Senhor, alimento espiritual e também como uma bússola que direciona as decisões mais importantes de sua caminhada.

Sabendo disso, é necessário manter um relacionamento com a Palavra de Deus não como uma leitura comum, que se faz de qualquer modo, mas aproximar-se das Escrituras com reverência, clamando sempre o auxílio do Espírito Santo e com um coração desejoso de crescer na amizade com o Senhor.

Para deixar ainda mais claro o valor das Escrituras Sagradas, de modo que, em hipótese alguma esse tesouro seja negligenciado, a Liturgia da Palavra é uma importante parte da Celebração Eucarística, pois prepara o fiel para a acolhida do Pão do Céu. A própria teologia desenvolvida durante os séculos na Igreja sempre teve por base, o estudo oracional da Palavra, notadamente, entre os Padres do deserto, os textos bíblicos foram o principal alvo de suas homilias e comentários, bem como ocorreu com a teologia monástica. Da qual destacamos, o monge Guido, que sistematizou os passos da Lectio Divina, que é um método de leitura oracional da Palavra, que permite ao orante beber mais intensamente da fonte de graças que jorra ininterruptamente dos livros sagrados.

   | Como fazer a lectio divina?

No Brasil, surgiu também uma inspiração do mês da bíblia, que é celebrado em Setembro. Esse período, se bem aproveitado, pode frutificar os efeitos das Escrituras na vida espiritual de cada fiel, mas também nas ações pastorais e evangelizadoras da Igreja.

Além disso tudo, as Sagradas Escrituras possuem uma forte graça de unidade entre os fiéis, pois é Cristo que fala a Seu povo. Ainda estamos com certas restrições devido ao clima de pandemia, os espaços da Igreja ainda bem restritos, mas é possível reunir sua família para ler e meditar juntos os textos bíblicos propostos pela liturgia diária da Igreja. Ou ainda escolher um dos Evangelhos e ler um capítulo por dia, meditando e rezando. Você verá, em pouco tempo, como sua relação com Deus ganhará um novo patamar de qualidade e profundidade.

Quer saber mais sobre a Palavra de Deus?

Temos um convite particular para você que quer se aprofundar no conhecimento da Sagrada Escritura: fazer conosco um percurso breve e simples, mas consistente e seguro de conhecimento da Bíblia. É o curso “Introdução à Sagrada Escritura” da Série Philippos. A Série Philippos é uma linha de cursos de formação doutrinária católica, que tem como base o Catecismo da Igreja Católica e a forma própria do Carisma Shalom, cujo objetivo é formar a pessoa no conhecimento da fé, proporcionando-lhe uma base para que possa crescer na sua experiência pessoal com a Verdade do Evangelho e amadurecer na fé.

Este itinerário é feito com o livro, que pode ser adquirido na livrariashalom.org , e também com as formações em vídeo, disponíveis na plataforma videocomshalom.org.

[Clique aqui e adquira o 1º volume da série]

Para ter acesso ao curso Introdução às Sagradas Escrituras na plataforma videocomshalom.org  [CLIQUE AQUI]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.