Shalom

Série Philippos: Conheça o novo itinerário de formação doutrinária da Comunidade Shalom

Dentro desta série está disponível o primeiro livro, destinado ao estudo das Sagradas Escrituras.

comshalom

Por muitos anos, a Comunidade Católica Shalom realizou cursos de formação básica (FBs), desenvolvidos inicialmente na década de 80 e aprimorados durante os anos seguintes, que ofereciam tanto formações sobre alguns pontos-chave da doutrina católica, quanto um itinerário de oração. Porém, há mais de uma década, com a implantação do itinerário espiritual da Obra Shalom, de forte cunho oracional, conhecido como Caminho da Paz, esses cursos de formação básica precisaram ser mais uma vez reformulados para tornar-se o complemento doutrinário à espiritualidade já oferecida pelo Caminho da paz, a fim de evitar lacunas na formação doutrinária dos membros da Obra e da Comunidade.

Por isso, a Assistência de Formação da Comunidade Shalom sentiu-se inspirada a criar a Série Philippos, que surge como um novo caminho de formação. Segundo Daniela Alves, responsável pelo setor de conteúdo voltado aos membros da Obra Shalom, foi criado um material novo, moderno, pensado também no público jovem. “O conteúdo da formação básica que era oferecido em quatro meses, com livros de exercícios e aulas, se transformou em quatro aulas e um livro. Antes eram seis módulos e agora serão 15. Nesse ano e durante os próximos quatro anos, nós iremos lançar três cursos por ano”, afirma.

Origem do nome da série

Philippos (Φίλιππος) é o nome no original grego do diácono Filipe, que no caminho que leva de Jerusalém a Gaza, encontra um eunuco etíope que lê as Sagradas Escrituras sem conseguir compreendê-las (cf. At 8,26-34), a quem explica o texto Sagrado, anuncia a Boa Nova de Jesus (cf. At 8,35) e batiza (cf. At 8,36-38).

Esta série de cursos recebe este título pela missão de assemelhar-se àquela desta figura bíblica: introduzir, ensinar e explicar o mistério de Deus àqueles que já estão no caminho. O termo foi mantido em grego por se encontrar atrelado ao Caminho da Paz, e irá acompanhar a pessoa ao longo das fases Kerygma, Filotéia, Metanoia, Koinonia e Martiria.

Conhecendo os autores

Esteban Gómez Torres nasceu em Bogotá, Colômbia, no ano de 1988. É discípulo da Comunidade Católica Shalom, como Comunidade de Vida e seminarista. Graduado em Letras Clássicas pela Universidade Nacional de Colombia. Tem estudos eclesiásticos em Filosofia e atualmente cursa Teologia, na Faculdade Católica de Fortaleza. Antes da vida missionária na Comunidade Católica Shalom, era professor de grego, latim, espanhol, português e francês.  

O missionário conta que um dia, em uma reunião casual, houve uma conversa sobre a ideia do Projeto Philippos e ele foi questionado sobre a possibilidade de escrever sobre o assunto, e respondeu, “meu sonho é escrever um livro sobre as Sagradas Escrituras”, mas pensava que seria algo muito distante, e que ainda precisaria estudar muito sobre o assunto, porém, após partilhar com os responsáveis pela formação, viram que seria sim, prudente iniciar esse projeto. 

Juan José Léniz nasceu em Santiago, Chile, no ano de 1991. É consagrado da Comunidade Católica Shalom, como Comunidade de Vida. Autor dos livros “Virtudes: caminho de imitação de Cristo”  e  “Aumentai a intercessão”, ambos das Edições Shalom. Desde o início do projeto esteve presente e afirma “nosso carisma é evangelizar, mas também formar o povo de Deus”.

Desafios e graças do projeto

Os autores afirmam que encontraram uma dificuldade em comum durante a escrita do livro: falar de forma sucinta sobre um assunto tão extenso. Para Esteban “o maior desafio foi mergulhar em poucas páginas o que se estuda em uma faculdade toda. Havia um semestre para cada tópico e de repente precisei colocar tudo em poucos espaços, foi bem complexo”. Juan concorda, pois para ele “foi difícil fazer uma síntese por ser um tema tão rico e tão amplo, com tanta coisa que dá pra falar, ter que escolher o quê e como falar”. Ainda complementa “Como colocar em palavras algo tão importante? Tenho que ser próximo, porque a palavra de Deus é simples, celeste, é próxima, isso foi muito complicado pra mim.”

Para o chileno, a parceria com o Esteban deu muito certo, “aprendi muito com ele, e mais do que conhecimento da Sagrada Escritura, ele tem muito amor por ela. Nossa parceria foi uma partilha de dons, eu com mais experiência na escrita e ele com tanta paixão, que eu precisava passar isso na escrita”.

1º livro: Introdução às Sagradas Escrituras

Começar a Série com o livro “Introdução às Sagradas Escrituras” mostra o lugar que a Palavra de Deus tem na Comunidade Shalom. “Faz parte da nossa rotina, como Shalom, a leitura diária da bíblia, mas ter o conhecimento do que a Sagrada Escritura comporta, seja antropologicamente, historicamente, ou de qualquer outro aspecto, leva um conhecimento ainda maior acerca de Jesus Cristo”, afirma Esteban.

“Não estamos falando de coisas triviais, e sim de ensinamentos que Jesus passou aos apóstolos e chegou até nós, e não são meros conteúdos teóricos, mas mudaram nossas vidas, diz respeito a nossa existência e relação com Deus. A gente aprende com a doutrina, quem é Deus”, relata Juan.

Este itinerário é feito com o livro, que pode ser adquirido na livrariashalom.org , e também com as formações em vídeo, disponíveis na plataforma videocomshalom.org.

 

[Clique aqui e adquira o 1º volume da série]

Para ter acesso ao curso Introdução às Sagradas Escrituras na plataforma videocomshalom.org  [CLIQUE AQUI]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *