Formação

Como a bíblia está organizada?

Devemos conhecer a Bíblia! Quando nos aproximamos dela, vemos rapidamente que a Sagrada Escritura é acessível a todos.

comshalom
Foto: Karen Favacho

A Bíblia é um dos livros mais importantes e conhecidos da história da humanidade. De nenhum outro livro foram feitos mais exemplares (em 2011, se contabilizaram mais de seis bilhões, fazendo da Bíblia o livro mais vendido do mundo) e nenhum outro foi traduzido a tantos idiomas (quase 2,500 línguas). Tudo isto faz com que a Bíblia seja, indiscutivelmente, conhecido por um grande número de pessoas. Contudo, nem todo mundo a conhece bem e nem todo mundo a manuseia com facilidade imediatamente.

Uma das maiores dificuldades com as quais uma pessoa se depara quando tem a sua primeira aproximação à Sagrada Escritura é o seu grande tamanho: a Bíblia possui uma grande extensão! É um composto de vários livros juntos! De fato, o termo grego βιβλία (biblía) é um substantivo plural que traduz livros. Outra é a sua complexidade: embora a Bíblia seja uma obra unificada que tem como objetivo a comunicação de uma única grande mensagem, que é a revelação de Deus, ela não é obra feita por um único autor, numa época e lugar determinados, antes consta de uma quantidade considerável de textos escritos por pessoas diferentes e em lugares e épocas diversas. Isto faz também com que a Bíblia não possua uma narrativa linear, como seria uma novela ou um livro de história, mas contém em si vários gêneros literários e estilos. Inclusive, foi escrita em mais de uma língua! Enfim, por isso, entre outras coisas, o leitor pode sentir dificuldade ao ter uma primeira aproximação à Bíblia.

Conhecer para amar

A solução ao problema é simples: devemos conhecer a Bíblia! Quando nos aproximamos dela, vemos rapidamente que a Sagrada Escritura é acessível a todos. Basta apenas uma pequena ajuda que nos mostre o caminho e que responda algumas perguntas básicas para que possamos nos relacionar bem com ela. Posto isto, podemos nos perguntar: como a Bíblia está organizada?

A Bíblia tem duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Cada um é um conjunto de livros de características particulares. Saibamos que a palavra “testamento” significa “aliança” ou “pacto”, e este título indica um elemento central da mensagem dos textos: a aliança que Deus estabelece com o homem.

Antigo Testamento

No Antigo Testamento é estabelecida a primeira aliança através de Abraão e perpetuada em toda a sua descendência, formando assim um povo eleito. Ele é composto por 46 livros organizados comumente em quatro grupos:

1 – Pentateuco: 

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio;

2 – Livros históricos: 

Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crónicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus;

3 – Livros sapienciais:

Jó, os Salmos, os Provérbios, o Eclesiastes (ou Coelet), o Cântico dos Cânticos, a Sabedoria, o livro de Ben-Sirá (ou Eclesiástico);

4 – Livros proféticos:

Isaías, Jeremias, as Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Novo Testamento

No Novo Testamento, é estabelecida uma nova e eterna aliança na Pessoa de Jesus Cristo. É composto por 27 livros que podem ser agrupados em quatro coleções:

1 – Evangelhos sinóticos

(Mateus, Marcos e Lucas) e Atos dos Apóstolos

2 – Literatura joanina

Evangelho de São João, as três cartas atribuídas ao apóstolo e o Apocalipse.

3 – As cartas ou epístolas paulinas:

Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filêmon. A autoria da Carta aos Hebreus foi atribuída a Paulo pela tradição, de modo que também é considerada como parte do conjunto das epístolas paulinas, contudo os trabalhos da exegese moderna propõem que provavelmente não foi escrita por ele, mas por outro autor conhecedor da doutrina do apóstolo.

4- As cartas católicas:

Carta de São Tiago, 1 e 2 de São Pedro, São Judas. Chamam-se católicas (universais) por não estarem dirigidas apenas a uma igreja ou pessoa (como as de Paulo), visto que o remetente não ficou explícito nos escritos.

Embora ambos os conjuntos sejam distintos, desde cedo o cristianismo defendeu a complementaridade entre um e outro: o Antigo Testamento recebe sua plena significação no Novo Testamento, e este, por sua vez, é anunciado e se encontra latente no Antigo.

Certamente, poderíamos falar sobre cada um dos grupos que mencionamos aqui, como também de cada um dos livros que os compõem, porém, por hoje ficamos por aqui. Agora já sabemos quais são as partes que compõem a Bíblia. Na próxima vez que estivermos diante da Sagrada Escritura, já não teremos uma sensação ruim de “estar perdidos” num imenso mar de livros, mas saberemos onde estamos e saberemos como chegar onde queremos ir.

Quer saber mais sobre a Palavra de Deus?

Temos um convite particular para você que quer se aprofundar no conhecimento da Sagrada Escritura: fazer conosco um percurso breve e simples, mas consistente e seguro de conhecimento da Bíblia. É o curso “Introdução à Sagrada Escritura” da Série Philippos. A Série Philippos é uma linha de cursos de formação doutrinária católica, que tem como base o Catecismo da Igreja Católica e a forma própria do Carisma Shalom, cujo objetivo é formar a pessoa no conhecimento da fé, proporcionando-lhe uma base para que possa crescer na sua experiência pessoal com a Verdade do Evangelho e amadurecer na fé.

Este itinerário é feito com o livro, que pode ser adquirido na livrariashalom.org , e também com as formações em vídeo, disponíveis na plataforma videocomshalom.org.

[Clique aqui e adquira o 1º volume da série]

Para ter acesso ao curso Introdução às Sagradas Escrituras na plataforma videocomshalom.org  [CLIQUE AQUI]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *