Jesus continua o Seu caminho em direção a Jerusalém, mas seis dias antes da páscoa decide ir à Betânia onde moravam Lázaro, Marta e Maria. A “hora de Jesus”, ou seja, o momento em que se ofertaria na Cruz, se aproxima, mas antes ele deseja estar com os Seus amigos. E cada um destes dá a Jesus aquilo que tinha: o serviço, a companhia, os melhores perfumes. Mas também Judas expressa o que se passava dentro dele… a sede do possuir.
Novamente se aproxima a Páscoa, agora não mais a esperada pelos antigos, mas se atualizará a nova Páscoa, a que foi abraçada por Cristo. E poderíamos nos colocar no lugar de cada um destes com os quais Jesus decide estar. Ele desejou estar com os Seus amigos.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Não poderíamos negar que somos nós os “Judas” que tantas vezes na busca de nós mesmos não conseguimos reconhecer Aquele que deseja ardentemente estar conosco, Aquele que não é aquilo que pensamos; Ele não é um deus criado pelas nossas mãos e que deve agir segundo nosso querer… não. Como Judas nos negamos a compreender que o caminho que Ele nos ensina é o da humildade do que ‘não clama nem levanta a voz’ (cf. Is 42,2). E então, tantas vezes insistimos em nos rebelar com falsas desculpas de bondade enquanto nos perdemos na maldade do nosso egoísmo.
Marta, Maria ou Lázaro
Mas é sempre tempo de refazer o caminho… Seis dias antes da páscoa é possível escolher o humilde serviço de Marta que aprendeu de Jesus que o maior é aquele que se abaixar para servir, e que por seu serviço ajudou Jesus a preparar-se para o maior de todos os serviços que foi dar a vida a fim de nos salvar.
Seis dias antes da páscoa é possível escolher como Maria oferecer os grandes e pequenos sacrifícios a Jesus como o nardo puro que mesmo que pareça ser inútil é sinal do amor que antecipa os cuidados que seriam devidos ao Seu Corpo sepultado.
Seis dias antes da páscoa é possível escolher estar à mesa com Jesus sabendo que isso implica como Lázaro talvez ter de suportar a mesma sorte que é abraçada por Jesus, já que por causa de Jesus também a Lázaro decidiram matar.
Seis dias antes da Páscoa é possível escolher, de fato, viver a “passagem” da vida de Judas para a vida nova em Cristo, onde são crucificados a busca do poder daquele que apenas quer ser servido, a centralização do egoísmo onde tudo é gasto em vistas de si mesmo e o prazer de se deleitar com o comodismo de uma vida de prazeres passageiros.
Seis dias antes da Páscoa é possível escolher ser Marta, ser Maria, ser Lázaro… e consolar o coração do Amigo que caminha para a Cruz.
Thalita Lima
Retiro Semana Santa Shalom
Quando: 28 a 31 de março de 2024
Inscrição: semanasantashalom.com.br
Preparação da casa
Se for participar da sua casa, motivamos a preparar o ambiente. Decore a sua casa com a cruz, com os pães, o vinho, com imagens de Jesus Ressuscitado, de acordo com o mistério de cada dia do tríduo pascal. Mantenhamos em nossos lares todo o clima de oração. Façamos dos nossos lares aquilo que o Catecismo nos diz: A família é a igreja doméstica. [Como preparar minha casa para a Semana Santa?]