Shalom

O que é o Jubileu da Esperança e como viver esse tempo de graça?

As Ediçoes Shalom preparou um lançamento especial para que nossos corações se voltem a uma nova experiência com a Encarnação do Verbo

comshalom
Papa Francisco abrindo a Porta Santa no Jubileu de 2015 /Foto: REUTERS/Tiziana Fabi/Pool

O ano de 2025 será marcado por um evento singular na vida da Igreja: o Jubileu da Esperança. Este jubileu, convocado pelo Papa Francisco por meio da bula Spes Non Confundit (“A esperança não decepciona”, Rm 5,5), é um convite à vivência da fé, renovação espiritual e encontro com Cristo, especialmente através dos sacramentos e da caridade.

Inserido nesse contexto, o livro Filho de Deus, Menino Meu, publicado por Edições Shalom, nos oferece uma oportunidade de mergulhar no mistério da Encarnação, tema central da fé cristã e chave para entender e viver o Jubileu.

O que é o Jubileu da Esperança?

Os jubileus na tradição católica são tempos especiais de perdão, reconciliação e graça abundante. Desde o Jubileu do ano 2000, a Igreja vem destacando o chamado à conversão e à comunhão com Deus e com os irmãos. O Jubileu da Esperança em 2025 tem como tema a confiança em Deus em meio às dificuldades, um lembrete de que Ele é a fonte da verdadeira paz e salvação.

A bula papal destaca que a esperança é um dom do Espírito Santo, especialmente necessário em tempos de incerteza e sofrimento. Celebrar este jubileu implica redescobrir a força da oração, a importância da reconciliação sacramental e o chamado à caridade ativa. Como bem define o Catecismo da Igreja Católica, “a esperança nos faz desejar o Reino dos Céus e a vida eterna como nossa felicidade” (CIC 1817)​​.

Assista aqui o Espetáculo Filho de Deus Menino Meu 

Como viver esse tempo de graça?

  1. Contemplar o Mistério da Encarnação: O livro Filho de Deus, Menino Meu conduz o leitor a um encontro profundo com o mistério do Verbo que se fez carne. Ele apresenta a humanidade de Jesus, Maria e José, em sua ternura e simplicidade. Nesse jubileu, somos convidados a contemplar como a Encarnação transforma a história humana e nos aproxima do amor de Deus​.
  2. Praticar a Caridade: O Jubileu é um tempo de conversão que se manifesta em ações concretas de amor ao próximo. As obras de misericórdia, espirituais e corporais, são formas práticas de viver a esperança e construir a paz na sociedade.
  3. Participar dos Sacramentos: A vivência do Jubileu passa pela experiência sacramental, especialmente a Eucaristia e a Reconciliação, onde somos restaurados e fortalecidos na fé.
  4. Peregrinação: A peregrinação aos locais indicados pela Igreja, como sinal de nossa caminhada interior, é uma prática tradicional dos jubileus. É um gesto concreto de busca por Deus, acompanhado de oração e sacrifício.

O Jubileu da Esperança nos desafia a confiar no Senhor, mesmo diante dos desafios do mundo contemporâneo. Ele é um chamado a renovar nossa fé, testemunhar a paz e acolher a misericórdia divina. E, como ressalta o livro Filho de Deus, Menino Meu, a Encarnação é a maior prova de que Deus nos ama incondicionalmente e deseja habitar em nossos corações.

Acesse o site livrariashalom.org e fique atento aos nossos 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.