A cada 25 anos, a Igreja celebra um jubileu, período marcado pela reconciliação, perdão e renovação espiritual. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu 2025 será uma oportunidade para todos os católicos celebrarem a misericórdia de Deus. O Ano Santo na Igreja será aberto no próximo dia 24 de dezembro, quando o Papa Francisco abrirá a Porta Santa na Basílica de São Pedro.
“O Jubileu não tem apenas um significado religioso, mas também implica um renascimento ético, moral, social e cultural capaz de curar as feridas causadas pela injustiça e pelas várias formas de violência, superar as desigualdades econômicas e a discriminação, refundar um clima coletivo de confiança e esperança e iniciar processos de crescimento humano integral, com atenção especial aos mais fracos e vulneráveis”, explicou o Papa Francisco.
A celebração do jubileu remonta as Sagradas Escrituras (Lv 25,8-13). No Jubileu 2025, toda Igreja estará envolvida, mas as celebrações serão realizadas especialmente em Roma. Veja a seguir algumas características que marcarão o Ano Santo.
| Saiba mais: Visite nossa página especial de Advento
Peregrinação
O jubileu nos convida a sermos peregrinos da Esperança. Trata-se de um convite para entrar em uma jornada de transformação interior. O site do jubileu explica: “ A peregrinação é uma experiência de conversão, de mudar a vida para direcioná-la para a santidade de Deus”.
Porta Santa
Serão cinco portas santas em Roma, quatro delas nas basílicas papais (São Pedro, São João de Latrão, São Paulo fora dos Muros e Santa Maria Maior) e uma na Penitenciária de Rebibbia, um desejo particular do Papa Francisco. Os fiéis poderão lucrar indulgência ao passar nas portas. “O gesto expressa a decisão de seguir e deixar-se guiar por Jesus, que é o Bom Pastor. Afinal, aporta também é uma passagem que leva dentro de uma igreja”, explica o site do jubileu.
Reconciliação
O jubileu é um tempo favorável para a própria conversão. Para isso, a Igreja nos convida a aproximar com mais frequência do Sacramento da Confissão e a redescobrir o seu valor.
Oração
Durante seu caminho, o peregrino da Esperança é chamado a manter o coração em oração. “Os momentos de oração feitos durante a viagem mostram que o peregrino tem os caminhos de Deus “em seu coração” (Sl 83,6)”, explica o site do jubileu. E acrescenta, “as estradas que levam a Roma, na verdade, muitas vezes coincidem com a jornada de muitos santos”.
Liturgia
Um dos ritos litúrgicos que marcam o ano jubilar é a abertura da Porta Santa. “Esta e outras expressões litúrgicas que acompanham o Ano Santo enfatizam que a peregrinação do Jubileu não é um ato íntimo e individual, mas um sinal do caminho de todo o Povo de Deus em direção ao Reino”.
Profissão de Fé
O peregrino da esperança também busca evangelizar durante do Ano Santo, professar a própria fé a todas as pessoas.
Indulgência
“Essa experiência de misericórdia passa por algumas ações espirituais que são indicadas pelo Papa. Aqueles que, por doença ou não, não podem se tornar peregrinos, no entanto, são convidados a participar do movimento espiritual que acompanha este ano, oferecendo seu sofrimento e seu cotidiano e participando da celebração eucarística”.
Veja também:
Conheça a versão em português do Hino Oficial do Jubileu 2025
Santa Sé anuncia programação cultural em preparação para Jubileu 2025
Santa Sé divulga subsídio oracional para preparação dos fiéis para o Jubileu 2025
Serviço:
Jubileu 2025
Início do Jubileu: 24 de dezembro de 2024
Bula de proclamação do Jubileu: Spe non confundit
Baixe o aplicativo do Jubileu 2025 aqui
Versão Android: Iubilaeum25 – Apps no Google Play
Versão iOS: Iubilaeum25 na App Store
Participe conosco do Retiro de Advento 2024
A cada dia, seremos conduzidos pela oração e estudo bíblico diários com o Padre Adler Trindade e homilias diárias com o Padre João Chagas. Além disso, você terá acesso a conteúdos exclusivos. Tudo isso de forma prática e acessível, direto no seu WhatsApp!
Visite nossa página especial e saiba como receber os conteúdos direto no seu WhatsApp!