Igreja

O que temos a ver com o Conclave?

A partir do dia 7 de maio, a Igreja inicia o Conclave, do qual sairá o novo sucessor de Pedro. Entenda mais detalhes a seguir:

comshalom
Conclave de 1978. Imagem: Reprodução Vatican News.

Você, querido leitor, já deve ter ouvido falar bastante do tempo que estamos vivendo. Em meio a tantas notícias e informações, podemos perder o real sentido desse momento.

A Igreja se prepara agora para a celebração do conclave, que iniciará no dia 07 de maio, dele participarão os cardeais eleitores, que terão a missão de eleger, com o auxílio do Espírito Santo, o novo romano pontífice. Mas esse ato não deve ser reservado apenas aos cardeais que estarão dentro da Capela Sistina, todo o povo de Deus pode juntar-se aos membros do conclave fazendo ecoar no mundo inteiro sua voz orante. 

Durante as novemdiales, a Igreja se reúne em oração e reza pela alma do pontífice falecido, assim como implora a Deus por um novo sucessor de Pedro, como um dom da bondade e providência de Deus.  O fato se assemelha a primeira comunidade cristã, narrada nos Atos dos Apóstolos (cf. 1,14), a Igreja Universal, espiritualmente unida a Maria Mãe de Jesus, persevera em oração unânime pedindo o dom do Espírito Santo, para que com a sua luz ilumine cada um dos eleitores para, como diz a Constituição Universi Dominici Gregis, “fazerem a sua escolha tendo apenas Deus diante dos olhos”.

Longe de todas as opiniões que podem tratar o conclave como apenas uma reunião ou uma votação, ele, na verdade é um lugar onde se toca a providente ação de Deus na vida da sua Igreja. Todo ele é permeado de oração do início ao fim.

Ele é iniciado com a missa “Pro Eligendo Romano Pontífice”, o Decano do Colégio Cardinalício ao convidar os cardeais para comparecer à Capela Paulina na tarde do próximo dia 07 de maio dirá: Toda a Igreja, unida a nós na oração, invoca constantemente a graça do Espírito Santo, para que seja eleito por nós um digno Pastor de todo o rebanho de Cristo”; para se dirigirem à Capela Sistina a procissão dos cardeais entoa as litanias dos santos; tendo chegado à capela Sistina entoam o Veni Creator Spiritus. Então, os cardeais fazem um juramento solene e sempre que apresentam diante do altar a sua ficha para a eleição invocam o nome de Cristo.

>> Receba notícias do COMSHALOM no seu Whatsapp!

A atmosfera de oração não acaba aí, pois os cardeais são chamados a manter o clima de escuta de Deus e fraternidade nos momentos propícios, isso os leva a conhecerem-se uns aos outros. Quando eleito o Romano Pontífice, se faz uma pequena liturgia da palavra, que compreende a proclamação do Evangelho, o obséquio de fidelidade e o canto do Te Deum. 

Toda grande manifestação de Deus é preparada por grandes e intensos momentos de oração. Cada Papa com sua história, sua teologia e seu agir pastoral é um grande derramamento do Espírito Santo, sobre toda a humanidade. Por isso, queremos convidar você a se unir conosco em oração, ela com certeza já encherá o teu coração de amor por aquele pontífice que já está no coração de Deus. 

Por Vinícius Ribeiro

Programa especial sobre Conclave

Nesta sexta-feira, 2 de maio, assista nosso programa especial sobre “A verdade da eleição papal” com Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza-CE. Também teremos a participação de Josefa Alves, teóloga e missionária da Comunidade Shalom, além de Vinícius Ribeiro, missionário com vasta experiência no ministério da liturgia Shalom. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

Serviço:

Especial Conclave com Dom Gregório Paixão, OSB

Data: 2 de maio
Local: Canal do YouTube do Comshalom
Horário: 19h

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *