O Renascer é um local de transformação, encontro e resgate de muitas vidas. Entre tantos alcançados nos dias do evento, alguns são chamados pelo Senhor a segui-Lo mais de perto, dando testemunho da experiência que transformou suas vidas.
A glória de Deus se manifesta na vida daqueles que abraçam o fiel seguimento a Cristo, seja no Carisma Shalom ou em sua vocação específica, resplandecendo diariamente a misericórdia e as maravilhas operadas em sua história pessoal. Por isso, conheceremos pessoas que compartilham como um retiro de Carnaval foi essencial para o despertar vocacional em suas histórias.
A jovem Juliana Lopes, postulante do primeiro ano da Comunidade de Aliança no setor Vigário Geral, na Zona Norte do Rio, conta sobre seu primeiro Renascer:“Eu vim para o Renascer já servindo, sem conhecer muito a Comunidade. Foi um amigo da paróquia, lá em 2022, que me convidou. Ele já havia me chamado para fazer a audição para o Halleluya, que aconteceu em outubro daquele mesmo ano.
Com a virada do ano, a coordenadora das artes da época me convidou para servir no Renascer 2023. Através desse serviço, tive minha primeira experiência concreta com Deus e com o carisma. Desde o primeiro dia do evento, Ele me dizia que eu era Shalom, mas eu não compreendia o significado disso. Durante uma apresentação após a missa do primeiro dia, o cantor Jadir Barcelos cantava ‘Terra Seca’, e no refrão, minha mente ecoava: ‘Aqui é meu lugar, aqui é meu lugar, aqui é meu lugar’. Desde então, comecei a priorizar a Comunidade e me dedicar inteiramente ao Shalom.
Quando olho para minha história, sinto muita gratidão, pois percebo o quanto Deus me resgatou. Estar hoje como postulante da Comunidade de Aliança é sentir a paz no meu coração e a certeza de estar cumprindo a vontade de Deus na minha vida”, afirmou a jovem.
Outro testemunho de vocação despertada no Renascer é o de Leila Arizot, também postulante do primeiro ano da Comunidade de Aliança: “Minha experiência no Renascer foi atípica, pois encontrei Deus por meio do serviço e da entrega da minha vida. Fui convidada para servir na sala de acolhimento para convidados e, dentro desse espaço, fui percebendo a dinâmica da Comunidade: dividir o serviço com os momentos de oração e adoração. Eu não esperava nada, achava que estaria lá apenas para servir, mas Deus foi me conquistando de uma forma diferente. Foi quando senti o chamado: ‘Caramba, Deus realmente me chama a ser Shalom, me chama a essa vocação’.
No início, não identifiquei um chamado vocacional para mim. Mas, ao final do retiro, recebi uma cartinha que marcou meu coração. Era Deus querendo trilhar um caminho comigo, embora eu não imaginasse que fosse dentro da Comunidade. Guardei a carta, onde havia um convite para o Vocacional Aberto, e resolvi aceitar. Depois de um ano de discernimento, aqui estou”, contou Leila.
Rayanna Dias, também postulante da Comunidade de Aliança, compartilha sua história: “Cheguei ao Renascer em 2022 já tendo experiência com Deus. Eu sabia quem Ele era e participava da paróquia, mas nunca pensei em viver aquilo de forma mais profunda. Apenas conheci, amei e segui minha vida. Ao chegar ao evento, o que mais me chamou a atenção foi o acolhimento dos membros da Comunidade: eles nem me conheciam e, ainda assim, me trataram com tanto carinho.
Comecei a observar como se doavam para aqueles que ainda não conheciam a Deus. Mesmo admirando tudo, eu fui contra minha vontade, pois sempre passei o Carnaval com minha família, indo à praia e a festas. Tanto que compareci apenas no segundo dia e não pretendia voltar no terceiro. Mas Deus falou comigo através de Santo Agostinho, que já era meu santo de devoção. Ali, entendi que Ele me chamava a dar uma resposta, mas eu ainda carregava muitas dúvidas e medos. Então, apenas me afastei.
Em 2023, retornei. Era como se Deus dissesse: ‘Eu te quero aqui e ponto’. Fui entendendo meu chamado ao observar a primazia da vocação Shalom: os jovens. Entrei para a Obra e fui vivendo dia após dia. No Renascer de 2024, compreendi que precisava me aprofundar. Entrei no vocacional da Comunidade, discerni meu chamado para a Comunidade de Aliança e hoje estou aqui! Estar no Renascer é sempre uma grande alegria, pois me recordo de onde tudo começou”, disse a postulante.
Deus age de forma única na vida de cada um, despertando vocações e conduzindo corações ao Seu chamado. A cada ano, novas histórias como as de Juliana, Leila e Rayanna continuam a ser escritas, revelando que a obra de Deus segue viva e operante.
Para aqueles que participam do Renascer, seja como servos ou convidados, a experiência pode ser um verdadeiro divisor de águas, um chamado à missão e uma resposta ao amor de Deus. O Renascer não é apenas um evento, mas um espaço de encontro profundo com o Amor que transforma e direciona.
Quem experimenta a graça do Renascer e o amor de Deus sente o desejo de seguir adiante na caminhada com Deus. O Reencontro do Renascer é a oportunidade de continuar aprofundando essa experiência e deixar que o Senhor conduza cada passo da jornada. Não perca essa chance!
Participe do Reencontro no setor mais próximo de você e saiba mais pelo @shalomrio