Notícias

Obra Shalom Poços de Caldas é fruto de uma promessa de Deus

Em 2017, a Comunidade enviou o missionário Aurinilton (Nil) para apresentar ao nosso bispo Dom José Lanza a Vocação Shalom e pedir a autorização para iniciar a Obra de Difusão na cidade de Poços de Caldas.

comshalom

Poços de Caldas é a maior cidade do Sul de Minas Gerais e faz divisa com o Estado de São Paulo. Tem aproximadamente 170.000 habitantes e uma beleza natural exuberante, fazendo parte do complexo da Serra da Mantiqueira. Parte considerável das atividades econômicas do município gira em torno do turismo, graças à fama de suas fontes de águas minerais sulfurosas usadas no tratamento de doenças.

Por estar a 260 km do município de São Paulo e a 169 km de Campinas (às quais se liga por estradas em boa parte de pista dupla) e 470 km do município de Rio de Janeiro, o fluxo de turistas oriundos destes grandes centros é expressivo, e ajuda a movimentar o comércio local . Tendo ainda muitas indústrias e universidades.

Poços de Caldas pertence a diocese de Guaxupé – MG e conta hoje com 14 paróquias, tendo sido a Paróquia São Francisco e Santa Clara, na pessoa do Pe. Juliano Borges Lima, que acolheu a Obra Shalom Poços, na capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro onde os grupos de oração da obra se reúnem.

Obra Shalom Poços

O início da Obra Shalom em Poços se deve em parte a experiência pessoal dos primeiros com a Comunidade: o casal José Roberto Ramos (42 anos) e Lillian Cristina da Silva Ramos (43 anos), Selma Aparecida dos Santos (35 anos) e Odair José de Souza (45 anos).

José Roberto, atual coordenador da Obra Shalom Poços, conheceu a Comunidade Shalom no CONLART (Congresso de Artes) realizado no ano 2000 na Canção Nova, após isso se aproximou da Comunidade e fez Vocacional Shalom por carta no ano de 2002 e em 2003 tendo iniciado uma amizade com sua esposa, apresentou a ela a Comunidade indicando a Missão de Brasília, onde Lillian fez vocacional presencial em 2005. Em 2004 e 2005, para um grupo de amigos, com a intenção de apresentar a Comunidade, José Roberto convidou irmãos da Missão de Aparecida para fazerem um retiro em Poços de Caldas e chegou até acontecer um Show de Suely Façanha na cidade.

Após o casamento em 2008, o casal morando em Poços de Caldas – MG, sempre que podia estava junto na Missão Shalom de Aparecida, casa Shalom mais próxima, na qual participavam de eventos, encontros e também da qual eram benfeitores, pois a atração pelo carisma nunca se extinguiu neles. Eram frequentes as visitas de missionários consagrados Shalom amigos do casal em Poços de Caldas, para dias de descanso, numa dessas visitas foi tirada um foto num dos pontos turísticos mais famosos da cidade, bem profética a respeito do futuro próximo!

Um povo que pertencia a Deus

Em 2016, a Selma viveu sua experiência de vocacional e como jovem em missão Shalom de Perdizes – SP. Ela conta que em oração o Senhor lhe dizia que havia um povo que pertencia a Ele em Poços de Caldas – MG. Diz ela “A primeira memória que vem em minha mente é desta inspiração do Senhor e por misericórdia Ele no seu coração sonhou com esta Obra e no tempo dele permitiu que ela acontecesse”.

Durante o ano de 2017 José Roberto, Selma e Odair, que já havia sido postulante na Missão de Aparecida – SP, se reuniam todos os domingos a tarde diante do Santíssimo Sacramento para adorar, em vista do carisma se tornar realidade na cidade de Poços de Caldas. Até que em outubro de 2017 a Comunidade enviou o missionário Aurinilton (Nil) para apresentar ao nosso bispo Dom José Lanza a Vocação Shalom e pedir a autorização para iniciar a Obra de Difusão na cidade de Poços de Caldas. A resposta não foi imediata pois Dom Lanza levou o assunto ao Conselho Presbiterial da Diocese para decisão e somente no início de 2018 é que tivermos enfim a feliz notícia de sua autorização.

O primeiro encontro

O primeiro encontro para apresentação da Comunidade a um grupo de 30 pessoas foi realizado em 18/02/2018 com o casal Cleia e Daniel Marquezi, consagrados da Comunidade de Aliança Shalom de Araraquara – SP, deste primeiro encontro surgiu o desejo do casal Paula Pereira (31 anos) e Márcio Silveira (31 anos) de trilhar o caminho vocacional em Araraquara – SP e de caminhar com a Obra em Poços.

O casal, que sempre sentiu um forte chamado à vida missionária, chegou a iniciar caminho para a Canção Nova em 2017, mas quando ficaram sabendo do início da Obra de Difusão da Comunidade Shalom em Poços ficaram muito felizes e procuraram se aproximar, sendo hoje pastores do grupo Mãe da Ternura.

Foram irmãos consagrados desta missão de Araraquara que nos ajudaram também a realizar nosso primeiro Seminário de Vida no Espírito Santo para adolescentes, providencialmente na Festa de Pentecostes em maio de 2018. Deste encontro nasceu o grupo Santa Teresinha no qual os adolescentes que perseveraram, percorrendo o Caminho da Paz, estão na fase Filoteia. De outro Seminário de Vida em 2019, nasceu o grupo Mãe da Ternura, de adultos, que estão na fase Kerigma.

As atividades de evangelização

Aline Martins (25 anos) hoje é responsável pelo Projeto Juventude para Jesus (PJJ) e está trilhando vocacional na missão de Perdizes – SP, conta que conhecia a Comunidade somente pelas músicas, mas um dia foi convidada para dançar em um dos eventos da Obra Shalom Poços e um consagrado da Comunidade ao rezar por ela disse que Jesus entregava a ela uma rosa cheia de espinhos, que mesmo machucando suas mãos a fazia sorrir de volta pra Ele, ou seja, uma missão que a faria feliz, apesar das dificuldades. A partir de então ela se aproximou da Obra Shalom Poços, assumiu o Projeto Juventude e iniciou seu caminho vocacional.

A Obra realizou desde 2018 alguns Seminários de Vida no Espírito Santo, alguns eventos de evangelização como Cristoteca, Lual Jovem, evangelização porta a porta e em espaços públicos, participando ativamente em eventos da Paróquia São Francisco e Santa Clara, e em 2019 iniciou também os cursos do Caminho Ordo Amoris, por meio do curso És Precioso. Contamos sempre com o apoio das Missões de Araraquara e de São Paulo capital na realização dos eventos e procuramos também nestas missões participar de cursos e eventos para beber do carisma.

Uma grande graça para as famílias

Monique Silvia Santos (33 anos) que participou do Seminário de Vida para Casais em 2018, promovido pela Obra Shalom Poços, conta que o convite para participar desse encontro veio em boa hora para ela e o então companheiro, pois as dificuldades e as brigas entre eles tinham se tornado constantes. Sobre o encontro, ela diz: “Estes dois dias que passamos juntos foi o essencial para o início da nossa construção como casal (…) Deus tocou verdadeiramente em nossas vidas através deste encontro. Obrigada, amigos do Shalom, vocês são essenciais para nossa família”. O casal depois do Seminário de Vida decidiu receber o sacramento do matrimônio e o casamento foi celebrado no final de 2019.

Evangelização no tempo de pandemia

Em 2020, a chegada da pandemia Covid-19 fez com que vários eventos de evangelização presenciais fossem adiados e nos fizeram voltar o olhar para a necessária evangelização por meio das redes sociais. Desde então, os grupos se reúnem de forma online e a obra realizou algumas lives evangelizadoras por meio de seu instagram @obrashalompocos.

A pandemia de certa forma possibilitou a nós, Obra Shalom, beber mais intensamente do carisma, pois por meio do Centro de Evangelização Online vivenciamos retiros maravilhosos em 2020 como o da Semana Santa, Pentecostes e recentemente o Congresso das Famílias 2020, os quais a transmissão online nos permitiu vivenciar.

Frutos do curso És Precioso

Além da evidente transformação na vida dos integrantes dos grupos fechados que trilham o caminho da paz, principalmente os adolescentes e suas famílias, muitas almas foram alcançadas pelos eventos e pelo curso És Precioso, do qual recebemos muitos testemunhos de cura na identidade pessoal.

Sobre o És Precioso nos disse Patrícia Batiston (25 anos) participante do evento: “Na época em que fui convidada para o És Precioso, estava enfrentando muitos problemas pessoais, em tratamento devido à depressão e ansiedade (…) Foi o encontro onde mais fui tocada por Deus, desde o início até o fim o Senhor falou comigo diretamente, sem limitações (…) Durante o encontro fiz um acompanhamento e Deus me mostrou muito amor durante a conversa e oração”.

Patrícia conta que dois dias depois foi convidada para ser Ministra da Eucaristia e aceitou com muita alegria, pois um sentimento de indignidade para servir a Deus, tinha sumido de seu coração. Ela conta ainda que durante a pandemia foi colocada de férias pela empresa em que trabalha e aproveitou para iniciar o estudo do Enchei-vos, e que esse estudo a fez se voltar ainda mais para Deus, para os outros e para si mesma, experimentando fortemente o amor de Deus.

Em meio a muitos desafios, seguimos na certeza de que Deus nos chamou a “preparar o caminho do Senhor” (Jo, 1, 23) para que outros que são chamados a viver o carisma Shalom em Poços de Caldas e em todo esse Sul de Minas Gerais, juntem-se a nós para em breve termos aqui mais uma casa de Missão Shalom.

Informações do Setor de Difusão da Obra Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *