É o convite que o patriarca caldeu Sako dirigiu a todos os fiéis. Há expectativas para o Sínodo da Igreja caldéia, que começará no dia 24 de junho
O Patriarca Caldeu Louis Raphael I Sako pediu a todas as comunidades caldeias espalhadas no Iraque e no resto do mundo para “dedicarem a jornada da próxima quarta-feira, 18 de junho, ao jejum e à oração pela restauração da segurança e da estabilidade no Iraque”. Em um comunicado de divulgação da iniciativa está escrito que oração e jejum “podem mudar o coração das pessoas e incentivá-las ao diálogo e ao respeito mútuo, com a bênção de Deus”.
De acordo com relatórios das agência Fides, o Patriarca Caldeu fez o convite diretamente dos Estados Unidos, onde se encontra em uma visita pastoral, às comunidades caldéias presentes na América do Norte. Fides destaca que os bispos decidiram não cancelar a reunião do Sínodo da Igreja caldéia programado do 24-28 de junho.
A pauta do sínodo estava inicialmente focada em questões pastorais e jurisdicionais internas da vida da Igreja, como a escolha de novos bispos para as suas sedes episcopais vacantes e a unificação dos rituais nas celebrações litúrgicas do batismo e do matrimônio. Padre Albert Hisham, porta-voz do Patriarcado, explicou, no entanto, que “a nova situação no Iraque vai levar a uma mudança de pauta”. Neste momento, de acordo com algumas fontes do local, as forças do governo iraquiano estão envolvidas em intensos combates com as milícias sunitas do Isil (Estado Islâmico do Iraque e do Levante), que, nos últimos dias, conquistaram porções sempre maiores do País.