Estes inimigos estão a todo momento nos rondando pois não querem que estejamos na presença de Deus, mas como cristãos somos convidados a sempre caminhar rumo ao Senhor. Ele nos alerta sobre as características destes inimigos, o Mundo com as concupiscências e riquezas que são passageiras e momentâneas, a Carne com tudo aquilo que é relacionado ao prazer e o desejo de possuir alguém ou algo e o Demônio que como nos dizia o Papa São Paulo VI é o espirito pervertido e perversor, que nós não o vemos, mas suas sugestões vêm sempre em nossos ouvidos.
Vivemos em uma constante luta contra esses três inimigos de nossa alma, o homem que busca sua verdadeira liberdade não consegue perceber o quão presente eles estão em nosso dia a dia.
E o que é afinal uma verdadeira Liberdade? Liberdade nada mais é do que estar e buscar fazer a verdadeira vontade de Deus, como São Paulo vêm nos dizer em sua carta aos Gálatas 5 “ Foi para liberdade que Cristo nos Libertou”, mas se sabemos que a Liberdade é estar diante da vontade de Deus porque ainda somos Escravos de nossas vontades e seduções do maligno?
A escravidão consiste em deixar com que o mundo nos controle e nos faça depender de algo, a liberdade deve também ser usada como uma ponte para a vontade de Deus e não para as nossas.
É importante termos essa diferenciação do que é coerente para minha vida cristã e que me aproxima da vontade de Deus e o que é sugestão dos nossos inimigos da Alma.
Para viver as coisas do alto é necessário deixar-se ser conduzido por Deus. Olhe para sua vida e se questione mais uma vez, onde está Deus nela? O que temos feito com nossa Liberdade? Temos deixado ela nos conduzir a vontade do Espirito?
Nós precisamos lutar todos os dias contra o mundo, contra o diabo e contra carne, para que assim caminhemos, continuando a buscar as coisas do alto.