Notícias

Padre surpreende noivos surdos ao celebrar casamento em Libras

Cada matrimônio é único e o de Adrielly e Adalberto não seria diferente.

comshalom

Em Pernambuco, o padre Aluizio Ricardo Aleixo utilizou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para celebrar o casamento de Adrielly Monteiro e Adalberto Ferreira. Os noivos nasceram ouvintes, mas ficaram surdos devido à meningite. Adalberto teve a doença quando tinha dois anos de idade e Adrielly quando tinha apenas oito meses de vida.

A atitude do padre surpreendeu os noivos. “Ficamos muito felizes, é claro. Esse sinal foi acolhedor e respeitoso para com a gente e os nossos convidados surdos, pois a Libras é a nossa primeira língua”, partilhou Adrielly em um site de notícias. O padre, por sua vez, declarou que cada matrimônio é único e que no de Adrielly e Adalberto não seria diferente. “A participação da pessoa com deficiência na vida da Igreja é necessária e importante”, pontuou.

O casal namorou durante sete anos e ficou noivo durante um ano. Devido a pandemia, eles tiveram que adiar o casamento. Para a cerimônia, os noivos chegaram a convidar intérpretes. Contudo, não foi necessário, porque padre Aluizio falou em português e em Libras de forma simultânea. Adrielly acredita que seu casamento tenha servido de exemplo para que mais pessoas possam aprender Libras, tornando a sociedade mais acessível para todos.

O Ano da Família “Amoris Laetitia”

O Ano da “Família Amoris laetitia” começa justamente no aniversário de 5 anos da Exortação Apostólica do Papa Francisco, ou seja, em 19 de março de 2021. Neste período serão promovidas várias iniciativas além de oferecer subsídios pastorais para se “reencantar pela mensagem do Papa” destinada às famílias. O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida será o promotor dos eventos durante esse período.

Site informativo

Tendo em vista a abertura em 19 de março, o Dicastério para os Leigos, Família e Vida preparou um folheto informativo para ser compartilhado com as dioceses, as paróquias e as famílias; este pode ser baixado através do site www.amorislaetitia.va.

Entre os objetivos do mesmo site, ao qual é possível ter acesso a partir da homepage do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (www.laityfamilylife.va): difundir a mensagem cristã sobre a família à luz dos desafios do nosso tempo; aprofundar o texto da exortação apostólica e do magistério do Papa Francisco; convidar as Conferências Episcopais, as dioceses e as paróquias, juntamente com os movimentos, associações e famílias, a se dedicarem com vigor à pastoral da família, implementando “Amoris Laetitia”.

O site, desenvolvido em cinco línguas (inglês, francês, espanhol, português e italiano), é rico em gráficos e conteúdos, é de fácil consulta e será atualizado com as propostas e iniciativas realizadas gradativamente ao longo do ano.

[Clique aqui e Leia a Exortação Apostólica Amoris Laetitia]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *