Igreja

Papa Francisco anuncia o novo protodiácono da Igreja

comshalom

papacardealprotodiaconoO cardeal italiano Renato Raffaele Martino 81, é o novo protodiácono nomeado pelo papa Francisco, na quinta-feira, 12.  Uma das funções do protodiácono é anunciar ao mundo a eleição do novo pontífice, proferindo a conhecida expressão Habemus Papam, “Nós temos um papa”.

O cardeal francês Jean Louis Tauran ocupava essa função, passando, agora, para a ordem dos cardeais-presbíteros. Foi ele que fez o anúncio da eleição do cardeal argentino, Mario Jorge Bergoglio, como novo papa.

Na dimensão apostólica da Igreja Católica, são três ordens de cardeais, sendo os cardeais-bispos, cardeais-presbíteros e cardeais-diáconos. Os cardeais-bispos são titulares das seis igrejas suburbicárias de Roma (Albano, Frascati, Palestrina, Porto-Santa Rufina, Sabina-Poggio Mirteto e Velletri-Segni). São eles que têm a responsabilidade de eleger o decano do Colégio Cardinalício, cujo nome indicado, também, deve ser aprovado pelo papa.

Em sua maioria, os cardeais da Igreja pertencem à ordem dos cardeais-presbíteros, e a cada um é confiado um título na diocese de Roma. Já os cardeais-diáconos recebem uma diaconia na mesma cidade. Como membros do colégio de cardeais, os patriarcas de rito oriental integram a ordem dos cardeais-bispos, sem receber a atribuição de uma igreja suburbicária.

Juntamente com o cardeal Tauran, foram transferidos para a ordem dos presbíteros os cardeais Julián Herranz, Javier Lozano Barragán, Attilio Nicora, Georges Marie Martin Cottier e Francesco Marchisano.

CNBB com informações da Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *