Igreja

Papa Francisco celebrará o XXIV Dia Mundial da Vida Consagrada

“A vida consagrada profetiza valores que são perenes na sociedade, mas que precisam ser recuperados”, disse o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz.

comshalom

Na festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, celebra-se todos os anos o Dia Mundial da Vida Consagrada. Em Roma, este ano, a XXIV edição será em 1º de fevereiro, com a Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, às 17h, horário italiano.

Em um comunicado, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica enfatiza que será um dia de oração pelas vocações e de ação de graças ao Senhor pelo dom de tantos consagrados e consagradas que, em terras de missão e no trabalho cotidiano, vivendo tantas vezes em contextos difíceis, cuidam dos últimos e mais vulneráveis, testemunhando e anunciando a presença de Deus no mundo.

Por ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada, todos os consagrados renovam seu compromisso de ser “luz do mundo e sal da terra”, de trabalhar pela paz e pela fraternidade, acolhendo o convite do Pontífice para serem “homens e mulheres que iluminam o futuro”, diz o comunicado.

A celebração na Basílica de São Pedro também será enriquecida pela presença de cerca de 300 religiosas contemplativas que, de 31 de janeiro a 1º de fevereiro, se encontrarão em Roma convocadas pelo Dicastério, para refletir sobre o tema da gestão dos bens.

São João Paulo II e os consagrados

São João Paulo II institui o Dia Mundial da Vida Consagrada na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, no dia 2 de fevereiro. “A vida consagrada profetiza valores que são perenes na sociedade, mas que precisam ser recuperados”, disse o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *