Na primeira semana de Janeiro, o Papa Francisco deu continuidade ao novo ciclo de catequeses com o tema vícios e virtudes. A meditação desta vez refletiu sobre o combate espiritual. Ainda nesta semana, o Papa divulgou suas intenções para o primeiro mês do ano e pediu que os cristãos se unam em oração pelo dom da diversidade na Igreja. Confira estes e outros destaques da Semana do Papa.
Combate espiritual
Depois de aprofundar sobre a custódia do coração, o tema escolhido pelo Papa Francisco para a segunda catequese do novo ciclo sobre vícios e virtudes foi “o combate espiritual”. O Pontífice recordou que ninguém está isento de combate.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
“Com efeito, a vida espiritual do cristão não é pacífica, linear e isenta de desafios, mas, pelo contrário, exige um combate contínuo. O combate cristão para conservar a fé e para enriquecer o dom da fé em nós.”
Segundo o Papa, não é por acaso que a primeira unção que todo cristão recebe no Sacramento do Batismo – a unção catecumenal – não tem perfume e anuncia simbolicamente que a vida é uma luta.
“Os santos não são homens que foram poupados à tentação, mas sim pessoas bem conscientes de que as seduções do mal aparecem repetidamente na vida, para serem desmascaradas e rejeitadas”.
E finalizou dizendo que “nenhum de nós está em ordem e se alguém estiver em ordem, está sonhando. Cada um de nós há muitas coisas para consertar e vigiar também. Todos somos pecadores e um pouco de exame de consciência, de introversão nos fará bem”.
Ver essa foto no Instagram
Intenções do Papa para o mês de Janeiro
Ainda nesta semana foi divulgada as intenções do Papa Francisco para o mês de janeiro: “Pelo dom da diversidade na Igreja”. Em vídeo publicado, o Pontífice disse que “Não devemos ter medo da diversidade de carismas na Igreja”.
“Se formos guiados pelo Espírito Santo, a riqueza, a variedade, a diversidade nunca provocam conflito. O Espírito recorda-nos que, acima de tudo, somos filhos amados de Deus. Todos iguais no amor de Deus e todos diferentes”.
E pediu: “Rezemos ao Espírito para que nos ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais dentro da Igreja Católica”.