Igreja

Papa Francisco chega a Roma após viagem à Tailândia e Japão

Dias intensos vividos em países com minoria católica e com uma cultura milenar. O calor na acolhida e a mensagem de paz e proteção da vida marcou esta que foi a 32ª Viagem Apostólica de seu Pontificado.

comshalom

O avião Boeing 787-9 da companhia aérea All Nippon Airwis, que trouxe o Papa proveniente de Tóquio, no Japão, de ontem partiu às 11h43 locais desta terça-feira (26/11), aterrissou às 16h13 (12h13 de Brasília) no aeroporto internacional Fiumicino de Roma, concluindo assim, após mais de 12 horas de voo, a 32ª viagem apostólica internacional de Francisco.

Iniciada na terça-feira (19/11), o Santo Padre visitou na primeira etapa a Tailândia, no sudeste asiático, onde esteve até sábado, dia 23, quando partiu para o Japão, segunda e última etapa desta viagem.

A etapa tailandesa teve como lema “Discípulos de Cristo, discípulos missionários”, cuja visita recordou os 350 anos da instituição do Missão católica no Sião, em 1969, e os 50 anos de relação diplomática entre a Tailândia e a Santa Sé.

A visita ao Japão teve como lema “Proteger toda a vida”, sendo fortemente marcada pelas prementes palavras do Pontífice que definiu “imorais uso e a posse das armas nucleares”.

Papa Francisco despede-se do Japão

“Agradeço a todo o povo japonês a gentil recepção e as boas-vindas que me foram concedidas durante minha Visita Apostólica. Terei todos vocês em minhas orações”, escreveu o Papa Francisco em um twitter em inglês e japonês, publicado pouco antes de despedir-se do País do Sol Nascente.

“Minha estada neste país foi breve, mas intensa. Agradeço a Deus e a todo o povo japonês pela oportunidade de visitar este país, que marcou fortemente a vida de São Francisco Xavier e no qual tantos mártires deram testemunho da sua fé cristã. Embora os cristãos sejam uma minoria, sente-se a sua presença”, disse em seu discurso na Sophia University, último compromisso em terras japonesas.

10.516 km percorridos

Da universidade dos jesuítas, o Papa deslocou-se até o Aeroporto de Tóquio-Haneda, distante 20,3 km, onde saudou os bispos japoneses e as delegações presentes. Não houve discursos nem cerimônias oficiais. O voo 8787-9 da All Nippon Airways decolou às 11h43, horário local, com destino a Roma.

Depois de sobrevoar Japão, Rússia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Áustria, Eslovênia e Croácia, em 10.516 km percorridos em 13h30min, o voo deverá aterrissar no Aeroporto Fiumicino, por volta das 17 horas, horário local.

Durante o voo, esperado o já tradicional encontro do Santo Padre com os jornalistas, quando responde a seus questionamentos de maneira franca e aberta, e os telegramas enviados aos Chefes de Estado dos países sobrevoados.

Diálogo e respeito

O Papa  Francisco chegou a Bangcoc, capital da Tailândia, na quarta-feira, 20 de novembro, tendo se transferido para o Japão no sábado, 23. Nos dois países de minoria católica, cumpriu intensa agenda, levando uma mensagem de paz e esperança, e reiterando a necessidade do diálogo e do respeito, também para a manutenção da paz. Em particular, no Japão, a mensagem contra as armas nucleares teve destaque em seus diversos encontros.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *