Igreja

Papa Francisco leva mensagem de unidade e paz ao Iraque

O momento, além de histórico, representa uma nova fase no país que é considerado o berço da civilização.

comshalom

Pela primeira vez, o Iraque recebe a visita de um Papa. O momento, além de histórico, representa uma nova fase no país que é considerado o berço da civilização. Emanuel Sebag, missionário da Comunidade de Aliança, desenvolveu um estudo sobre a região e traz alguns aspectos importantes a respeito dessa viagem do Santo Padre à terra de Abraão.

“A viagem do Papa Francisco é muito importante em termos históricos, porque é a primeira vez que um Papa toca em território iraquiano”, ressalta Emanuel. De acordo com o missionário, o Iraque é um país relativamente jovem, pois surgiu após o término da Primeira Guerra Mundial. Nesse primeiro momento, o Iraque estava submetido ao governo britânico. E ao longo dos anos, foi vivendo a experiência de ser um Estado em construção, recebendo diversas intervenções externas.

Em sua viagem, o pontífice visitará cidades histórias que ficam no Sul do Iraque. Essas cidades, antes, eram dominadas pelo estado islâmico. Contudo, há algum tempo, o governo iraquiano recuperou o controle da região que atualmente passa por um processo de reconstrução. Segundo Emanuel, é nesse contexto que Francisco tem levado uma mensagem de unidade, não só inter-religioso, mas, sobretudo entre os mulçumanos e a humanidade. “É uma mensagem de unidade entre todos os descendentes de Abraão”, afirma o missionário.

Mensagem de Paz

“Quem acredita em Deus não tem inimigos para combater”. Essas palavras foram proferidas pelo Papa Francisco no encontro com líderes religiosos na cidade de Ur neste sábado (6).

“Nós, irmãos e irmãs de diversas religiões, encontramo-nos aqui, em casa, e a partir daqui, juntos, queremos empenhar-nos para que se realize o sonho de Deus: que a família humana se torne hospitaleira e acolhedora para com todos os seus filhos; que, olhando o mesmo céu, caminhe em paz sobre a mesma terra.”

Leia também

Papa Francisco no Iraque: entenda a importância dessa viagem apostólica


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *