Igreja

Papa Francisco: ‘O tesouro que você recebeu como cristão, deve doá-lo’

Dando continuidade a série de catequeses sobre a evangelização, o Pontífice lembrou que trata-se de um chamado universal. Confira os destaques da Semana do Papa.

comshalom

Na semana em que celebrou dez anos de pontificado, o Papa Francisco ressaltou a vocação ao apostolado de todo cristão. Dando continuidade a série de catequeses sobre a paixão por evangelizar, Francisco lembrou: “O tesouro que você recebeu como vocação cristã, você deve doá-lo”. Ainda nesta semana, ao receber uma delegação de monges budistas de Taiwan em audiência privada, o Pontífice meditou sobre a cultura do encontro e a urgência de se construir pontes. O santo padre também aproveitou a 26ª Sessão Pública Solene das Pontifícias Academias para chamar a atenção para a importância da arte sacra para a celebração litúrgica. Confira alguns destaques da Semana do Papa.

Catequese paixão pela evangelização

Na última quarta-feira, 15 de março, o Papa Francisco deu continuidade a série de catequeses sobre a paixão de evangelizar. Em sua meditação, ele lembrou que o Concílio Vaticano II ensina que “a vocação cristã é também, por sua própria natureza, vocação ao apostolado”.

“É um chamado a todos. O tesouro que você recebeu como vocação cristã, você deve doá-lo. É a dinamicidade da vocação, é a dinamicidade da vida. É um chamado que nos permite desempenhar a nossa tarefa apostólica de maneira ativa e criativa, dentro da Igreja em que há diversidade de ministério, mas unidade de missão”.

Francisco lembrou que Jesus chama ao serviço aos outros. “Se você encontrar uma pessoa que tem uma vocação mais elevada na Igreja, mas é vaidosa, então você vai dizer: ‘Coitada’! Reze por ela porque não compreendeu qual é a vocação de Deus. A vocação de Deus é a adoração do Pai, o amor à comunidade e o serviço. Isso é ser apóstolos, este é o testemunho dos apóstolos”.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Arte sacra

Por ocasião da 26ª Sessão Pública Solene das Pontifícias Academias realizada na tarde desta terça-feira, 14 de março, o Papa enviou uma mensagem meditando sobre o valor da arte sacra para a celebração eucarística. 

“Sabemos bem a importância do ambiente celebrativo para favorecer a oração e o sentido de comunhão: o espaço, a luz, a acústica, as cores, as imagens, os símbolos, o mobiliário litúrgico constituem elementos fundamentais daquela realidade, daquele evento, humano e divino ao mesmo tempo, que é a liturgia”, escreveu.

De acordo com o pontífice, o homem moderno tem dificuldade de acessar a linguagem simbólica da liturgia. “Em primeiro lugar, é essencial reencontrar a linguagem simbólica e ser capaz de compreendê-la: «A perda da capacidade de compreender o valor simbólico do corpo e de cada criatura torna a linguagem simbólica da Liturgia quase inacessível ao homem moderno. Mas não se trata de renunciar a esta linguagem: não é possível abandoná-la porque é o que a Santíssima Trindade escolheu para chegar até nós na carne do Verbo. Trata-se antes de recuperar a capacidade de situar e compreender os símbolos da liturgia»”, sublinha o Papa.

O Papa lembrou ainda que a celebração precisa estar em sintonia com o Espírito Santo. “Outro aspecto essencial é o da inspiração da criatividade artística e arquitetônica, que na visão cristã brota da vida litúrgica, da ação do Espírito e não apenas da subjetividade humana: É necessário saber como o Espírito Santo age em cada celebração: a arte de celebrar deve estar em sintonia com a ação do Espírito. Só assim estará livre de subjetivismos […] e culturalismos […]. A técnica é suficiente para um artesão; ao artista, além do conhecimento técnico, não pode faltar a inspiração, que é uma forma positiva de posse: o artista, o verdadeiro, não possui uma arte, é possuído por ela».”

 

Cultura do encontro

O Papa Francisco recebeu em audiência privada uma delegação de monges budistas de Taiwan, representante da Associação Unida do Budismo Humanista, na quinta-feira, 16 de março. O pontífice aproveitou o encontro para chamar a atenção para a importância de se buscar cultivar a cultura do encontro.

Esta visita, “definida por vocês como uma peregrinação educativa, é uma oportunidade privilegiada para promover a cultura do encontro, na qual corremos o risco de nos abrir aos outros, esperando descobrir neles amigos, irmãos e irmãs, e desta forma aprendemos e descobrimos mais sobre nós mesmos. De fato, ao vivenciarmos os outros em sua diversidade, somos encorajados a sair de nós mesmos e a aceitar e abraçar nossas diferenças”.

E finalizou, “a cultura do encontro constrói pontes e abre janelas para os valores e princípios sagrados que inspiram os outros. Derruba os muros que dividem as pessoas e as mantêm prisioneiras do preconceito, da exclusão ou da indiferença.”

 

[Confira a página especial da Quaresma]

Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023

O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor. 

Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição! 

Para saber mais acesse: comshalom.org/quaresma

CNPJ: 07.044.456/0001-00  |  Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5  | Ag. 1369-2

 

Leia mais:

Normas básicas para o jejum da Quaresma e da Sexta-feira Santa

O que é a Quaresma? #Entendendo

7 dúvidas frequentes sobre o Sacramento da Confissão

Receita do pão de jejum da Comunidade Católica Shalom

Como montar um altar na Quaresma?

7 motivos para voltarmos a confissão

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.