Igreja

Papa Francisco: ‘Os cristãos têm o dever de condenar com firmeza os abusos contra os menores’

O Pontífice dedicou a primeira catequese do ano a meditação sobre os flagelos que atingem a infância na atualidade.

comshalom

O Papa Francisco dedicou a primeira catequese de 2025 a infância e aos flagelos que a atingem na atualidade, em especial o trabalho infantil. “Hoje sabemos dirigir o olhar para Marte ou para mundos virtuais, mas temos dificuldade em fitar nos olhos uma criança que foi deixada às margens e que é explorada e abusada”, disse.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

E exortou, “O século que gera inteligência artificial e concebe existências multiplanetárias ainda não fez as contas com o flagelo da infância humilhada, explorada, mortalmente ferida. Pensemos nisto”.

Percorrendo diversos trechos das Sagradas Escrituras, o Pontífice explicou que a palavra filho é uma das que mais se repete no Antigo Testamento, “quase cinco mil vezes”. “«Os filhos (ben) são bênçãos do Senhor, os frutos do ventre, um mimo do Senhor» (Sl 127, 3).”, citou.

Os cristãos não podem ser indiferentes

Durante sua meditação, Francisco chamou a atenção aos diversos males que assolam crianças no mundo inteiro. “Pensemos em quantas crianças estão, hoje, a morrer de fome e de miséria, ou dilaceradas por bombas”.

Em toda a parte do mundo há crianças exploradas por uma economia que não respeita a vida; uma economia que, ao fazê-lo, queima a nossa maior reserva de esperança e de amor. Mas as crianças ocupam um lugar especial no coração de Deus, e quem causa dano a uma criança terá de prestar contas a Ele”.

E convocou os cristãos a lutarem com empenho em favor das crianças vitimizadas. “Os discípulos de Jesus Cristo nunca deveriam permitir que as crianças sejam negligenciadas ou maltratadas, que sejam privadas dos seus direitos, que não sejam amadas e protegidas. Os cristãos têm o dever de prevenir com empenho e de condenar com firmeza as violências ou os abusos contra os menores”.

O Santo Padre finalizou a catequese pedindo a Deus para que livre a todos da indiferença em relação ao flagelo que atinge as crianças.

LEIA TAMBÉM | Em janeiro, Papa Francisco pede orações pelo direito à educação dos migrantes e refugiados


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.