Igreja

Papa Leão XIV convida todos os fiéis à construção de uma paz verdadeira e profunda

Pontífice convida a Igreja e a humanidade a trilhar o caminho de uma paz que nasce da conversão do coração e rejeita a lógica da violência e do medo.

comshalom
Papa Leão XIV na Audiência Geral. Imagem: Vatican News

Em vista do Dia Mundial da Paz, celebrado em 1º de janeiro de 2026, o Papa Leão XIV divulgou sua mensagem oficial com um convite profundo à construção de uma paz verdadeira e transformadora, que ultrapasse o simples fim dos conflitos e alcance os corações de cada pessoa.

| Leia aqui a Mensagem do Papa na íntegra

Intitulada “A paz esteja com todos vós. Rumo a uma paz desarmada e desarmante”, a mensagem do Pontífice parte das palavras de Jesus Ressuscitado (“A paz esteja contigo!”) e as apresenta como fundamento para uma cultura de paz que não se baseie em armas ou na lógica do medo, mas na confiança, na misericórdia e no amor que vem de Deus.

Paz como dom e caminho

Para Leão XIV, a paz cristã não é utopia distante nem conceito abstrato, mas uma realidade que “deseja habitar em nós”, iluminando a inteligência humana e resistindo à violência e às trevas que atravessam o mundo contemporâneo. Citando Santo Agostinho, o Papa disse:

“Se quereis atrair os outros para a paz, tende-a vós primeiro; sede vós, antes de tudo, firmes na paz. Para inflamar os outros, deveis ter dentro de vós a luz acesa”.

Ele lembra que essa paz tem seu início no mistério pascal de Cristo, que venceu a morte e derrubou as barreiras que nos separam, e continua como chama viva mesmo em meio aos conflitos atuais.

O Papa sublinha que a verdadeira paz não se limita ao cessar das hostilidades, mas passa pelo desarmamento interior dos corações, pela superação da lógica de poder e pela rejeição de narrativas que veem a guerra como inevitável ou até “realista”. Ele adverte que, quando a paz não é cultivada, defensores da violência podem dominar não apenas as relações entre nações, mas também as relações interpessoais e sociais.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Chamado ao desarmamento espiritual e social

Leão XIV reforça que a paz que Cristo nos oferece é humilde, perseverante e desarmada, ecoando a própria vida do Salvador e sua recusa ao uso da violência mesmo diante da injustiça e da traição.

“A bondade é desarmante. Talvez por isso Deus se tenha feito criança. O mistério da Encarnação, que tem o seu ponto mais extremo de esvaziamento na descida aos infernos, começa no ventre de uma jovem mãe e manifesta-se na manjedoura de Belém. «Paz na terra», cantam os anjos, anunciando a presença de um Deus indefeso, pelo qual a humanidade só pode descobrir-se amada cuidando d’Ele (cf. Lc 2, 13-14)”. 

Ele propõe uma paz que começa na conversão interior e se manifesta em gestos concretos de fraternidade, diálogo e perdão, tornando-se luz em um mundo marcado pela guerra, pela desigualdade e pelo medo.

O Papa lembra ainda que a missão de construir a paz é um serviço que todas as religiões e tradições espirituais podem oferecer à humanidade, reforçando que cada comunidade deve se tornar uma “casa de paz”.   

“Que isso seja um fruto do Jubileu da Esperança, que levou milhões de seres humanos a redescobrirem-se peregrinos e a iniciarem em si mesmos aquele desarmamento do coração, da mente e da vida”, finalizou.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *