Igreja

Papa Leão XIV fala sobre o cansaço de viver e a necessidade de enfrentar a realidade

O Papa Leão XIV deu continuidade ao ciclo de catequeses que medita as curas realizadas por Jesus como sinais de esperança

comshalom
Papa Leão XIV na Audiência Geral desta quarta-feira, 25. Imagem: Vatican News

O cansaço de viver foi assunto da catequese do Papa Leão XIV, desta quarta-feira, 25. Diante de uma “realidade que parece-nos muito complexa, pesada, difícil de enfrentar“, o que o Papa orienta não é cair em uma ilusão de tudo irá amanhecer melhor, mas que é preciso enfrentar a realidade com Jesus. 

Desta vez, ele refletiu sobre a passagem de Marcos 5, 22-43, que retrata duas curas: a da filha de Jairo e da mulher hemorroíssa. Com suas histórias, o Santo Padre falou sobre a “doença” atual do cansaço de viver, em que muitos se vêem bloqueados com os rótulos que lhes são impostos. 

Enfrentar a realidade com esperança

Para as duas figuras femininas, foram impostos rótulos: a menina de que já estava morta, a mulher de que deveria permanecer isolada devido sua doença. Entretanto, suas histórias tomam um novo rumo quando encontram Jesus e enfrentam os fatos na perspectiva da fé.

O pai da criança “não permanece em casa a queixar-se devido à doença da filha, mas sai e pede ajuda. Embora seja o chefe da sinagoga, não faz reivindicações em virtude da sua posição social. Quando é preciso esperar, não perde a paciência e aguarda. E quando lhe vêm dizer que a filha está morta, que é inútil incomodar o Mestre, ele continua a ter fé e a esperar.

VEJA TAMBÉM | 3 Conselhos de Emmir Nogueira para quem reza por cura

Já a mulher hemorroíssa, “toma o caminho da salvação quando nela germina a fé de que Jesus pode curá-la: então encontra a força para sair e ir à sua procura. Quer, pelo menos, tocar na sua veste.” Ambos, testemunham o milagre acontecer: Jairo vê a filha ser “despertada da morte”, e a mulher hemorroíssa alcança a cura de uma doença que a doze anos a acompanhava. 

Por fim, o Santo Padre deixou um precioso ensinamento: “na vida há momentos de desilusão e desânimo, e há também a experiência da morte. Aprendamos com aquela mulher, com aquele pai: vamos ao encontro de Jesus: Ele pode curar-nos, pode fazer-nos renascer. Jesus é a nossa esperança!”

A seguir, confira um trecho da catequese do Papa Leão XIV:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

>> Receba notícias da Igreja no seu Whatsapp!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *