O cansaço de viver foi assunto da catequese do Papa Leão XIV, desta quarta-feira, 25. Diante de uma “realidade que parece-nos muito complexa, pesada, difícil de enfrentar“, o que o Papa orienta não é cair em uma ilusão de tudo irá amanhecer melhor, mas que é preciso enfrentar a realidade com Jesus.
Desta vez, ele refletiu sobre a passagem de Marcos 5, 22-43, que retrata duas curas: a da filha de Jairo e da mulher hemorroíssa. Com suas histórias, o Santo Padre falou sobre a “doença” atual do cansaço de viver, em que muitos se vêem bloqueados com os rótulos que lhes são impostos.
Enfrentar a realidade com esperança
Para as duas figuras femininas, foram impostos rótulos: a menina de que já estava morta, a mulher de que deveria permanecer isolada devido sua doença. Entretanto, suas histórias tomam um novo rumo quando encontram Jesus e enfrentam os fatos na perspectiva da fé.
O pai da criança “não permanece em casa a queixar-se devido à doença da filha, mas sai e pede ajuda. Embora seja o chefe da sinagoga, não faz reivindicações em virtude da sua posição social. Quando é preciso esperar, não perde a paciência e aguarda. E quando lhe vêm dizer que a filha está morta, que é inútil incomodar o Mestre, ele continua a ter fé e a esperar.“
VEJA TAMBÉM | 3 Conselhos de Emmir Nogueira para quem reza por cura
Já a mulher hemorroíssa, “toma o caminho da salvação quando nela germina a fé de que Jesus pode curá-la: então encontra a força para sair e ir à sua procura. Quer, pelo menos, tocar na sua veste.” Ambos, testemunham o milagre acontecer: Jairo vê a filha ser “despertada da morte”, e a mulher hemorroíssa alcança a cura de uma doença que a doze anos a acompanhava.
Por fim, o Santo Padre deixou um precioso ensinamento: “na vida há momentos de desilusão e desânimo, e há também a experiência da morte. Aprendamos com aquela mulher, com aquele pai: vamos ao encontro de Jesus: Ele pode curar-nos, pode fazer-nos renascer. Jesus é a nossa esperança!”
A seguir, confira um trecho da catequese do Papa Leão XIV:
Ver essa foto no Instagram