Formação

Para quem é destinado o Catecismo da Igreja Católica?

São João Paulo II explica por que foi publicado o Catecismo da Igreja Católica para perceber que “Cristo está sempre presente na sua Igreja, especialmente nos sacramentos; ele é a fonte da nossa fé, o modelo de conduta cristã e o Mestre da nossa oração ”(Fidei Depositum, 2).

comshalom
(Foto ilustrativa: Andréia Britta/cancaonova.com)

Na matéria anterior, apresentamos um pouco sobre a história desse rico tesouro doutrinário e espiritual da Igreja Católica, que é o Catecismo. Nestas próximas linhas, refletiremos sobre os seus destinatários. No prólogo do Catecismo, em seu parágrafo inicial, há algo que expressa não só quem são seus destinatários, mas também a vontade primordial de Deus para eles.

Diz assim: “Deus, infinitamente Perfeito e Bem-aventurado em si mesmo, em um desígnio de pura bondade, criou livremente o homem para fazê-lo participar de sua vida bem-aventurada.  Eis por que, desde sempre e em todo lugar, está perto do homem. Chama-o e ajuda-o a procurá-lo, conhecê-lo e a amá-lo com todas as suas forças. Convoca todos os homens, dispersos pelo pecado, para a unidade de sua família, a Igreja.” 

Leia também| Catecismo da Igreja Católica, você sabe como surgiu?

Esse Deus perfeito e plenamente feliz e realizado em Si mesmo, motivado por Seu amor e bondade, criou livremente o ser humano. E por que o criou? Para fazê-lo tomar parte de sua vida bem-aventurada. A palavra “bem-aventurado”, em grego, é “Makários”, que significa: “Feliz, afortunado, realizado.” Assim, poderíamos nos perguntar: ”Se Deus é tão Feliz, tão bem-aventurado em Si mesmo, por que foi então que ele criou o homem?” O mesmo documento responde: “Para fazê-lo participar de sua vida bem-aventurada.” Resumindo, Deus nos criou para nos fazer tomar parte e desfrutarmos dessa mesma felicidade e realização que Ele tem em Si mesmo, mediante a união relacional com Ele. Motivado por esse desejo de comunhão, Deus, desde sempre e em todo lugar, está perto do homem, “chama-o e ajuda-o a procurá-lo, conhecê-lo e a amá-lo com todas as suas forças”.

Dentro dessa estratégia de busca, Deus, por meio das normas da Igreja, destina esse documento primeiramente aos responsáveis pela catequese e pastoreio dos fiéis: os bispos e seus auxiliares, presbíteros e diáconos. Mas também a todo fiel leigo, que assume, em comunhão com a Igreja, um legítimo protagonismo no anúncio da Paz e na formação de seus irmãos. 

Roteiro estrutural e didático do Catecismo

Para melhor frutificar na vida de seus destinatários, essa obra é dividida em algumas partes. Em quatro, para ser mais exato. Na primeira, temos “O que a Igreja crê”. Os fundamentos da fé são expostos de modo claro, usando, inclusive, para melhor absorção do conteúdo, ideias expressas na tradicional oração do “Credo”. A segunda parte apresenta “O que a Igreja celebra”, ou seja, os fundamentos, as bases da liturgia do culto público a Deus, feito pelos fiéis reunidos.

Na terceira parte do documento vemos “Como a Igreja vive.Ali, os filhos da Igreja são mergulhados nas bases morais que orientam todo o agir cristão. Por fim, a Obra apresenta “Como a Igreja reza”. Nessa última parte, os fiéis podem, ainda que de forma resumida, beber das profundas lições espirituais, cuja Igreja é herdeira e promotora.  De fato, esses tópicos revelam a santa didática da fé, magnífica herança teológica e espiritual deixada por tantos santos sábios e apaixonados por Deus, que nos precederam no tempo e na história. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *