Notícias

Parresia lança curso gratuito sobre estresse, ansiedade e drogadição

Instituto também oferece formação sobre vazio existencial e sentido do sofrimento cristão.

comshalom

O Instituto Parresia, da Comunidade Católica Shalom, lança neste mês de janeiro três cursos gratuitos em sua plataforma, e um deles voltado para o tema “Estresse, ansiedade e drogadição”.  As sete aulas deste curso   abordarão os assuntos  dor e sofrimento, estresse e rotina diária, transtorno de humor e de ansiedade, e drogadição. 

Diante dos desafios deste tempo, conhecer um pouco sobre estresse, transtornos de ansiedade, humor e drogadição, no contexto da saúde mental, se faz importante. Isto  para gerar autoconhecimento e para que se possa ter a percepção de como melhor lidar com as situações difíceis da rotina diária.

Curso “Vazio existencial”

Neste curso sobre o Vazio existencial, a Dra. Cristina Brilhante traz um tema muito atual que aflige  diversas pessoas no mundo inteiro: o desafio do vazio existencial. A  temática tornou-se conhecida a partir do séc. XX com o estudo do psiquiatra Viktor Frankl, fundador da escola de psicoterapia denominada Logoterapia. 

O  ser humano  tem uma capacidade de autotranscedência que difere de todos os outros seres vivos. Verifica-se, então, segundo Frankl que, o sofrimento, a frustração, o luto, a dor são uma grande oportunidade de amadurecimento para a pessoa e não o fim, mas uma nova forma de recomeçar. 

Curso “O valor e o sentido do sofrimento cristão” 

A pergunta sobre o porquê do sofrimento acompanha a história da humanidade, independe de credo ou raça, pois “só o homem, ao sofrer, sabe que sofre e se pergunta o porquê; e sofre de um modo humanamente ainda mais profundo se não encontra uma resposta satisfatória” (SD 9).

O Curso O valor e o sentido do sofrimento cristão oferece uma reflexão sobre o sofrimento humano, partindo da Carta Apostólica Salvifici Doloris de São João Paulo II, e colhendo o ensinamento das Sagradas Escrituras e da sabedoria humana, num diálogo entre fé e razão.

A  sociedade contemporânea tenta suprimir  o sofrimento, o que resulta  muitas vezes  em vazio existencial, desprezo dos mais fracos e em distanciamento de Deus. Diante desse cenário desafiador,  o curso busca  respostas mais adequadas sobre o sentido do sofrimento, sobre o valor da pessoa humana e sobre a relação entre Deus e o sofrimento humano.

Os três cursos tratam sobre o tema comum do sentido da vida. São  oferecidos gratuitamente pelo Instituto Parresia e ministrado pelos professores  Dra. Cristina Brilhante, Dr. Jefferson Falcão e Profa. Ms Josefa Alves.

Para mais informações e inscrição, acesse: https://www.institutoparresia.org/cursos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *