Olá, Olá! Olha, a cada dia minha responsabilidade aqui cresce! Vinde Espírito Santo!! Socorro Deus!! hehe
Brincadeiras à parte, nosso tema de hoje merece uma atenção especial. Não é à toa que temos livros e mais livros sobre o assunto. Ao mesmo tempo em que a vocação é um “Forte Chamado”, também precisa de uma “fecunda resposta”. Inclusive esse foi o tema do meu ano vocacional. Em 2011 eu recebi um marca página com essa frase que por mais que eu quisesse fugir (e olha que eu tentei! hehe) aquele marca página ficava me “cercando”… “Forte Chamado, fecunda resposta!”.
| Leia também: Conheça o Vocacional Shalom
Eu me questionava: será que estou escutando Deus mesmo? (Aline, Aline… – I Samuel 3). Será que sou capaz de gerar uma fecunda resposta? (Mas, Senhor, sou só uma criança – Jeremias 1). O que as pessoas vão pensar de mim? (Estou perdida porque sou uma jovem de lábios impuros, e habito com um povo, também, de lábios impuros – Isaias,6).
Assim como São José teve seu momento de questionamento, nós também o vivemos diante da Voz de Deus. Por isso, precisamos estar atentos ao Caminho que a Igreja, os Santos e o próprio Jesus nos apontou. Eles trilharam primeiro e podemos ser presenteados com seus ensinamentos.
O marco zero para qualquer chamado em nossas vidas é a intimidade com Deus
A oração vocal (as novenas e terços, por exemplo) e a participação exterior são importantes, eles nos preparam para que o nosso interior esteja próximo de Deus. Porém não podemos parar nelas, precisamos que o nosso interior esteja realmente em Deus, só assim vamos distinguir a Voz de Deus da nossa própria voz, da voz do mundo e da voz do demônio.
No início da minha caminhada no Shalom, perguntei a um irmão mais velho na vocação como distinguir a Voz de Deus. Ele me disse que era como uma amizade que vai crescendo, a ponto de reconhecer esse Amigo até nos passos, como com nossas amizades humanas. Reconhecemos a voz e os passos dos nossos amigos mesmo que não os estejamos vendo, não é mesmo?
É dessa intimidade que precisamos para distinguir a Voz de Deus, o Chamado de Deus nas nossas vidas.
O segundo passo
Tendo como primazia a busca pela Voz de Deus e vontade de Deus na nossa vida, nós podemos caminhar para o segundo momento: Olhar para a nossa humanidade; de novo e again, nosso querido amigo, o autoconhecimento. Meus irmãos, até o mundo secular já entendeu que não é possível avançar sem se conhecer, sem conhecer nosso corpo, nossa mente e até mesmo utiliza disso para nos manipular.
Por que não utilizar o ensinamento do próprio Cristo e da Igreja e seus santos para buscar sua essência? Sua essência está em Deus e não nas vozes do mundo! Sua essência está no Chamado fundamental: Na vida que te foi dada por Deus!! Não tenha medo de acolher o DOM BELÍSSIMO que Deus te deu: Sua vida.
Aqui eu vou abrir um parêntese para um testemunho: quando eu era criança, tinha um primo com paralisia infantil. Frequentemente meus avós, minha mãe e eu íamos visitá-lo. Quando eu chegava lá ficava impressionada: ele ficava acamado, a família não tinha condições financeiras de fazer tratamentos; sabíamos que ele sofria, mas ele estava sempre sorrindo! Era um sorriso que me contagiava. Eu, com aproximadamente dez anos de idade, tinha uma experiência de Céu toda vez que o visitava. Eu saía de lá com uma alegria inexplicável vendo o sorriso dele. Uma vida que muitos poderiam considerar até mesmo um fardo, para mim e para sua família gerava uma alegria de Céu. Então, minha irmã…meu irmão…Não deixe que o mundo te roube a verdadeira beleza de quem você é… Você veio de Deus e voltará para Deus!! Meu primo voltou para Deus tendo cumprido sua missão aqui neste mundo: ele trouxe alegria e nos mostrou, como um verdadeiro profeta, que não é preciso fugir da dor e buscar o prazer a todo instante, que não é preciso ter nem fazer nada para ser feliz e levar felicidade. Deus já nos deu tudo o que precisamos no momento que nos deu o Dom da Vida.
Tenha coragem de reconhecer quem é Deus e quem é você (S. Francisco de Assis). O pecado original e o mundo podem até ter manchado a imagem de Deus em você, porém eles não são maiores que a Graça de Deus e a Voz de Deus na sua vida! Tomai ânimo!! Reconhecer suas doenças é o primeiro passo para sua cura.
O caminho de intimidade com Deus, de autoconhecimento vão te gerar um movimento de Conversão, de mudança de vida. E aqui é como um um jogo… Se você perder alguma fase, recomece com todo o aprendizado e experiências que já tem. Quantas vezes forem necessárias, a última fase desse jogo é o Céu, a Vida Eterna…Continue até que você possa dizer com toda convicção: Zerei a Vida! hehe
Terceiro passo
O terceiro passo é a revelação divina se dá a cada um de nós de maneira muito específica – Vocação significa chamado. Ou seja, Deus chama, por Sua livre escolha, a cada um de nós. Primeiro à vida, depois a santidade e na vida da santidade cada um de nós tem uma missão. Olhe para a vida dos Santos: a Santo Inácio de Loyola Deus o chamou através dos livros e ele foi um grande intelectual; a Santa Teresa através de Cristo flagelado e ela recebeu o dom da oração e do Matrimônio Espiritual; a Madre Teresa através de um pobre e se tornou a santa da Caridade Cristã, e seu santo de devoção, seu Santo Padrinho como foi o chamado deles?
Conosco também acontece dessa forma…Tudo bem que nem a todos Deus dá uma vocação mística ou uma graça fundante como dos santos que citei acima, mas a cada um de nós Deus chama a uma missão. E aqui (somente após os passos acima da intimidade, autoconhecimento e conversão) chegamos ao passo do discernimento.
O discernimento propriamente dito
O discernimento antes de qualquer coisa é um dom o qual precisamos clamar incessantemente a Deus (pegue a dica de Salomão). Discernir na linguagem cristã para além de significar diferenciar o certo e o errado, também se trata de diferenciar as vozes que estão dentro e fora de nós.
A melhor definição de discernimento que já escutei, veio da nossa Co-fundadora, Emmir Nogueira, em um retiro de planejamento estratégico: ela nos ensinou que o discernimento da Voz de Deus não é exterior. É “descobrir” algo que já está impresso desde quando Deus nos pensou. E exemplificou da seguinte forma: é como se a Voz de Deus fosse uma bolinha escondida em uma bacia de água cheia de espuma. Precisamos retirar a espuma primeiro para encontrá-la.
Muitos de nós não conseguimos esperar a água parar e retirar as espumas (vozes, apegos, má-inclinações e até mesmo atividades lícitas, porém que não são Vontade de Deus para nós) para encontrar a verdadeira vontade de Deus. Muitos de nós agitamos as águas e ficamos em desespero (igual naqueles circuitos do Acamps! hehe) e, nas nossas agitações, demoramos mais e corremos o risco de até mesmo não encontrar a Vontade de Deus. E tenho certeza que, se você está lendo até aqui, não é isso que você quer!
Tenhamos sempre em mente: intimidade com Deus, o autoconhecimento e a constante conversão. A partir disso, reconhecemos a revelação de Deus. E pedimos a Deus o Dom do discernimento para nos auxiliar a acertar nas decisões.
A busca do discernimento está também no conhecimento
Após perceber um possível chamado de Deus para você, busque conhecê-lo. Primeiro o conhecimento de Deus, e da doutrina Católica (tenha como guia a Bíblia o Catecismo da Igreja e o DoCat – compêndio da doutrina social).
Vou te contar um segredo: antes de encontrar minha vocação, fui em muitas congregações, uma mais bela que a outra, porém, dentro de mim, não me identificava. Por outro lado, tinha uma certa repulsa às Novas Comunidades e por isso não queria conhecê-las. E foi justamente aqui, na Comunidade Shalom, que encontrei meu lugar! hehe Ao participar de um retiro da Comunidade Shalom, por simples curiosidade, eu encontrei ali respostas que há muito tempo buscava e ganhei o marca página que me “perseguiu”. kkkk Minha história vocacional é uma comédia, um dia eu conto! hehe
Contei isso, para te mostrar a importância de ir à luta, de conhecer lugares, pessoas, conhecer a beleza das vocações (e também dos estados de vida: matrimônio, sacerdócio e celibato) para que você tenha mais clareza se é só uma questão de admiração ou se é justamente ali, até mesmo onde você tem repulsa, que está o seu lugar. Conheça e, se achar que tem a possibilidade de estar ali o chamado de Deus pra você, “Se joga!” (em Deus tá? rs). Uma das frases que me deu mais coragem de buscar a voz de Deus pra mim foi: Como eu quero chegar ao final da minha vida? Os padres do deserto dizem que a morte é uma excelente conselheira. Questione-se sobre como você quer estar no fim da sua vida. Com certeza, não será longe da Vontade de Deus né?! =D
Confirmação da Igreja
Percebendo os traços da Voz de Deus nós buscamos a confirmação da Comunidade Cristã, a Igreja. São Paulo, por exemplo, teve sua confirmação por Ananias. Quem somos nós então para negar a confirmação de nossa Mãe e nossos irmãos? Mais uma vez a vida dos santos tem muito a nos ensinar. Todos eles buscaram a confirmação da Igreja. E aqui um ponto importante: santos não só na vida religiosa, mas também como leigos tá? Santos dos altares e escondidos que viveram a obediência a Santa Mãe Igreja no ordinário de suas vidas.
Esse é o momento de buscar uma direção espiritual, seja de um Sacerdote, de uma Congregação Religiosa ou de uma Nova Comunidade. Busque ajuda para que Deus através deles te fale. Comece a exercitar pequenos atos próprios da vocação a qual você se sente chamado(a).
Ainda sobre a direção espiritual, busque pessoas que tenham uma vida de radicalidade evangélica e reze por eles, para que eles sejam coerentes com a Voz de Deus na sua vida.
Prontinho: agora vivendo esses passos você está em um caminho de discernimento vocacional.
Dicas bônus
1 – Viva esse tempo como um tempo entre você e Deus, silencie internamente e externamente. Partilhe apenas com pessoas mais próximas. Cuidado com partilhas que poderão confundir você e colocar mais “espumas” na sua bacia.
2 – Esteja aberto(a) a mudanças de percurso. Caso no caminho do discernimento você e seu acompanhador(a) espiritual percebam que não era bem o que pensavam no início. A Voz de Deus não muda, porém nós sim e por isso precisamos ficar atentos à pedagogia de Deus em nós.
3 – Caso você se frustre (é raro, mas acontece muito! rs). Chore com Deus e em Deus, brigue com Deus, mas que seja como a luta de Jacó, que brigou mas Deus venceu. Encontre sua Verdade em Deus e nela estará sua autêntica plenitude de Vida. E aqui falo por experiência própria, tá? rs
4 – Lembre-se que existem situações na nossa vida que podemos admirar mesmo sem ter. Como um dia Santa Terezinha percebeu que já que não podia ser tudo o que queria, seria “no coração da Igreja, o Amor!”. Eu não sou chamada ao sacerdócio obviamente, mas cabe a mim admirá-los e amá-los! Um salve para meus amigos padres!! hehe Para que você encontre e ame sua vocação, aprenda também amar as outras vocações.
Quer descobrir a sua vocação?
Participe do itinerário de 60 dias pra descobrir a sua vocação. Como serão esses dias?
Cada dia será uma passagem bíblica diferente, com uma motivação vocacional própria.
Dividimos esse caminho em ciclos: serão 6 ciclos, cada um com 10 dias, percorrendo os questionamentos e movimentos de um coração em meio aos seus conflitos vocacionais.
No início e no fim de cada ciclo, vamos trazer aqui as questões vocacionais encarnadas na vida daqueles que responderam com alegria ao chamado de Deus: os santos! Veremos o testemunho de São Francisco, Santa Teresinha, Santo Agostinho, Santa Teresa de Calcutá, entre outros.
Ao final de cada ciclo, você será convidado a fazer uma revisão de vida e de tudo que se viu até então, refletindo quais passos dar e quais respostas de maturidade e adesão você tem conseguido dar nesse caminho vocacional.
Olá, não consigo adquirir o meu…
Dá erro na pág, mas estou muito interessada.