Durante sua visita a Belém, Moysés Azevedo também participou de um momento especial de perguntas e respostas com jovens da Comunidade de Vida, da Comunidade de Aliança e vocacionados. As questões abordaram desafios da vocação, confiança na Providência Divina, evangelização da juventude e a transformação do mundo pela fé.
Quais as chagas dos tempos de hoje que podem ser curadas e transformar o mundo?
Em resposta, Moysés destacou que o remédio para as feridas da humanidade é o mesmo de sempre: o anúncio de Nosso Senhor. “Jesus é o caminho para a cura e para a transformação do mundo”, concluiu.
Yasmim – Vocacionada
Como podemos inspirar os jovens a assumir os compromissos?
Moysés afirmou que os jovens são capazes de grandes transformações na Igreja e na sociedade. Ele ressaltou que “o jovem quer ser feliz e é capaz de apostar tudo pela sua felicidade”. Segundo ele, o maior desafio não está no coração dos jovens, mas na coerência e no vigor de quem os evangeliza. “O jovem tem sede de tudo, e é preciso apresentar a ele o Evangelho com força e autenticidade”.
João Felipe – Vocacionada
Como não perder a confiança em Deus diante da vivência da Comunhão de Bens?
Sobre a Comunhão de Bens, Moysés destacou que a Providência Divina conduz a vida e a história de cada pessoa. “Tudo é graça, tudo é dom de Deus”, explicou. Ressaltou ainda que reter o dom de Deus é como roubar aquilo que foi dado para a evangelização. O segredo é colocar Deus no centro da vida e confiar plenamente n’Ele.
Úrsula – Postulante da Comunidade de Aliança
Como renovar o ardor da vocação?
Moysés enfatizou que a renovação do ardor vocacional passa pelo amor e pela decisão constante de buscar a Deus. Alertou sobre o perigo de confundir maturidade com tibieza e destacou que a verdadeira maturidade cristã leva a um maior desejo de santidade e radicalidade. “O desejo de Deus é uma graça a ser pedida todos os dias”, afirmou.
Gabriel – Postulante da Comunidade de Vida
LEIA TAMBÉM | Moysés Avezedo em Belém: uma chamada para viver o Jubileu da Esperança