Parresia

Podcast: Chaves de Leitura para a Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino

Em alguns minutos, você poderá entender a estrutura, a metodologia e os principais pontos desta grande obra, além de receber algumas dicas importantíssimas como por onde começar a ler Santo Tomás de Aquino.

Foto: Unsplash

O Instituto Parresia nesses meses de maio e junho se dedicou a falar um pouco sobre um grande santo italiano do século XIII: Santo Tomás de Aquino. Muito conhecido por nome e pouco conhecido em sua doutrina, infelizmente. Através da produção de diversos conteúdos, esse setor de formação, produção de conteúdo e capacitação de missionários buscou pincelar alguns ensinamentos deste grande santo da Igreja também chamado “Doutor Angélico”.

A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo gosto da contemplação, que aprendeu desde cedo na Abadia de Monte Cassino; pelo seguimento radical de Cristo, que se deu na Ordem Dominicana, cuja vivência de pobreza atraia o coração do Jovem Tomás; e pela busca incessante da Verdade, pela qual empreendeu inúmeros esforços, a fim de que, por ela iluminados, mesmo os gentios pudessem encontrar a fé no Deus trinitário.

O maior legado deixado

Podemos dizer que o maior legado deixado por Santo Tomás de Aquino para a Igreja foi sua obra-prima: a Suma Teológica, escrita entre 1266 e 1273, ou seja, num arco de 7 anos. Esta obra monumental é um manual, um grande tratado onde Santo Tomás toma por base, neste árduo trabalho, não somente as Escrituras e os Atos Magisteriais ocorridos até então, mas também o conjunto da sabedoria Cristã, integrando também o conjunto válido de riqueza filosófica, particularmente, mas não somente, de Aristóteles.

Esse grande manual, síntese do pensamento católico desse grande santo é dividido em 3 partes. Na primeira, ele fala de Deus em si mesmo, sobre o mistério da Trindade e acerca da atividade criadora de Deus; na segunda parte, ele fala do homem, impelido pela Graça, na sua aspiração a conhecer e a amar Deus para ser feliz no tempo e na eternidade; e por fim, na terceira parte, ele estuda o Mistério de Cristo, por meio do qual nós podemos unir-nos a Deus Pai.

Ouça agora o podcast

Iaê? Deseja conhecer mais os ensinamentos desse grande santo e não sabe por onde começar? É pensando nisso que Elton Alves, membro do Instituto Parresia, fez esse podcast trazendo algumas chaves de leitura para você começar a se aventurar na leitura e estudo da Suma Teológica.

Em alguns minutos, você poderá entender a estrutura, a metodologia e os principais pontos desta grande obra, além de receber algumas dicas importantíssimas como por onde começar a ler, autores que explicam o santo, entre outros aspectos interessantes que você só poderá saber se escutar esse podcast feito com carinho para que esta fonte inestimável de sabedoria, verdade e conhecimento de Deus não permaneça desconhecida por tantos.

Mais conteúdo sobre a Suma Teológica

Live no Instagram | Artigos | Quadro no Fazendo Barulho


Comentários

[fbcomments]

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *