No último sábado (25/01), Lisboa foi palco do primeiro Encontro Vocacional Aberto Shalom, um evento que teve como objetivo apresentar o carisma da Comunidade Shalom à cidade e aprofundar o conhecimento de sua missão, especialmente entre jovens e os mais necessitados.
O encontro, que aconteceu no período vespertino, contou com a participação dos membros do grupo de oração da Obra Shalom em Lisboa, representando uma rica diversidade de nacionalidades, como portugueses, brasileiros, húngaros, angolanos, argentinos e colombianos. Para muitos, este evento foi uma oportunidade única de se aproximar mais do carisma.
Diversidade e Unidade no Carisma
A diversidade cultural refletiu a missão universal do Carisma Shalom, nascido em Fortaleza, Brasil, mas que se faz presente como uma resposta a todos os povos. Entre os participantes, Mariana Oliveira partilhou sua experiência:
“Conhecia a comunidade há alguns anos, assim como a noção de Comunidade de Vida e Aliança. Contudo, experienciar a forma de evangelização de facto no grupo de oração é diferente. No vocacional, foi possível aprofundar como funcionam os diferentes tipos de consagração e como ela é vivida no quotidiano.”
A programação teve início às 15h, com uma palavra do novo assistente vocacional Isaac Soares, que enfatizou o principal ponto do discernimento vocacional: a experiência com Deus. Segundo ele, “é através dessa experiência que surge a inquietação interior, que nos leva a buscar a resposta ao chamado divino”. O evento seguiu com momentos de adoração e também com testemunhos de irmãos consagrados, que partilharam como descobriram o chamado de Deus para o Carisma Shalom e para a vida consagrada nas modalidades de Vida ou Aliança.
O destaque do encontro foi, sem dúvida, a participação e a união dos membros, que trouxeram suas culturas e experiências únicas. O evento não foi apenas uma oportunidade de vivência espiritual, mas também um testemunho de que a vocação ao serviço de Deus transcende fronteiras e culturas.
Com o tema “Santidade, Radicalidade, Totalidade. Encontrei, afinal, minha vocação”, o evento reafirma o chamado de Deus à santidade, que é abraçado com totalidade e radicalidade por todos aqueles que, como a Comunidade Shalom, buscam viver esse chamado em profundidade.
Este foi um momento importante para fortalecer o compromisso com o carisma e para afirmar que a vocação de cada um é, antes de tudo, um chamado a ser santo e a corresponder ao plano de Deus para a sua vida, seja no caminho da vida consagrada ou no serviço à Igreja.
Yara Fernanda | Comunicação Lisboa