Shalom

Primeiro Encontro Vocacional Aberto Shalom em Lisboa: Um Chamado à Santidade e Radicalidade

O primeiro Encontro Vocacional Aberto Shalom, realizado em Lisboa, reuniu pessoas de várias nacionalidades para aprofundar o carisma da Comunidade Shalom. O evento, marcado por momentos de oração, adoração e testemunhos, destacou a vocação à santidade, vivida com radicalidade e totalidade. Uma tarde de fé, unidade e descobertas, onde o chamado de Deus foi reafirmado como uma missão universal, sem fronteiras.

comshalom
Shalom Lisboa

No último sábado (25/01), Lisboa foi palco do primeiro Encontro Vocacional Aberto Shalom, um evento que teve como objetivo apresentar o carisma da Comunidade Shalom à cidade e aprofundar o conhecimento de sua missão, especialmente entre jovens e os mais necessitados.

O encontro, que aconteceu no período vespertino, contou com a participação dos membros do grupo de oração da Obra Shalom em Lisboa, representando uma rica diversidade de nacionalidades, como portugueses, brasileiros, húngaros, angolanos, argentinos e colombianos. Para muitos, este evento foi uma oportunidade única de se aproximar mais do carisma.

Diversidade e Unidade no Carisma

A diversidade cultural refletiu a missão universal do Carisma Shalom, nascido em Fortaleza, Brasil, mas que se faz presente como uma resposta a todos os povos. Entre os participantes, Mariana Oliveira partilhou sua experiência:
“Conhecia a comunidade há alguns anos, assim como a noção de Comunidade de Vida e Aliança. Contudo, experienciar a forma de evangelização de facto no grupo de oração é diferente. No vocacional, foi possível aprofundar como funcionam os diferentes tipos de consagração e como ela é vivida no quotidiano.”

A programação teve início às 15h, com uma palavra do novo assistente vocacional Isaac Soares, que enfatizou o principal ponto do discernimento vocacional: a experiência com Deus. Segundo ele, “é através dessa experiência que surge a inquietação interior, que nos leva a buscar a resposta ao chamado divino”. O evento seguiu com momentos de adoração e também com testemunhos de irmãos consagrados, que partilharam como descobriram o chamado de Deus para o Carisma Shalom e para a vida consagrada nas modalidades de Vida ou Aliança.

O destaque do encontro foi, sem dúvida, a participação e a união dos membros, que trouxeram suas culturas e experiências únicas. O evento não foi apenas uma oportunidade de vivência espiritual, mas também um testemunho de que a vocação ao serviço de Deus transcende fronteiras e culturas.

Com o tema “Santidade, Radicalidade, Totalidade. Encontrei, afinal, minha vocação”, o evento reafirma o chamado de Deus à santidade, que é abraçado com totalidade e radicalidade por todos aqueles que, como a Comunidade Shalom, buscam viver esse chamado em profundidade.

Este foi um momento importante para fortalecer o compromisso com o carisma e para afirmar que a vocação de cada um é, antes de tudo, um chamado a ser santo e a corresponder ao plano de Deus para a sua vida, seja no caminho da vida consagrada ou no serviço à Igreja.

  

 

Yara Fernanda | Comunicação Lisboa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *