Notícias

Projeto apresentado ao Papa Francisco será construído em Fortaleza

Centro Educativo de Paz será uma oportunidade para jovens em situação de vulnerabilidade.

Papa Francisco com o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo.

Em setembro de 2016, o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo teve uma audiência privada com o Papa Francisco, momento de partilha e de apresentação de um projeto voltado especialmente para os jovens em situação de vulnerabilidade social, os Centros Educativos de Paz.

“Diante do grande desafio nas áreas de risco, desafio da violência nas áreas de pobreza – quando o Papa falou naquele discurso do domingo da misericórdia, da importância de darmos frutos de misericórdia, gerarmos obras de misericórdia na Igreja – nós da Comunidade Shalom, com as suas várias dimensões, começamos a amadurecer que resposta poderíamos dar”, detalha Moysés.

Foi então que veio a inspiração dos Centros Educativos de Paz, uma forma de colocar a força do Carisma Shalom e suas várias ações, experiência e fantasia criativa a serviço dos jovens que estão nestas áreas de risco, em Fortaleza, no Ceará, e em outros lugares do Brasil e do mundo.

Projeto grande e ousado

“É, exatamente, estarmos juntos lá, nessas áreas de risco, aonde podermos abrir uma casa lá dentro dessas áreas, ou vizinho delas, aonde poderemos, por um período, acolher os jovens que estão nessas situações de risco e  lançar esse olhar de misericórdia para eles, em um tempo determinado, dentro de um percurso formativo –  dar-lhes formação espiritual, formação humana, formação artística, formação esportiva, educativa e técnica – para que esses jovens e os jovens da Comunidade possam, ambos, crescer nessa experiência de misericórdia, gerando uma relação de misericórdia”, explica o fundador.

O projeto começa a ganhar forma em Fortaleza. Adquirido o terreno, o Setor de Promoção Humana trabalha para a construção do espaço. No final de janeiro e início de fevereiro, a Comunidade Shalom, na capital cearense, realizou um Bazar Solidário com vistas à construção do Centro Educativo da Paz. O projeto é grande e ousado e requer muitas parcerias. O Bazar foi realizado com produtos apreendidos e doados pela Receita Federal.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *