Notícias

PJJ faz aniversário de 25 anos: onde você estava quando ele nasceu?

comshalom

Nosso Jubileu é marcado por histórias de vidas transformadas e pela presença de jovens que aderiram à proposta do Projeto nas várias regiões do Brasil, em países da Europa, da América Latina, da África e da Ásia. De acordo com a Assessoria Jovem da Comunidade, responsável pelo acompanhamento e formação da juventude do mundo através do Carisma Shalom, a meta até 2015 é ter 28 mil jovens engajados em seus projetos e secretarias

Você já parou para pensar que existem coisas na vida que parecem ter sido criadas para você? E que muitas delas já existiam antes mesmo de você ter nascido? Há 25 anos, a Comunidade Católica Shalom recebeu um grande presente de Deus: a inspiração de um Projeto revolucionário, com ousadas propostas que mudaria a vida de muitos jovens do mundo.

jovens pjj
Foto: Wallace Freitas

Pensar numa opção diferente para viver a vida, solidificar as relações interpessoais, amadurecer a fé, curtir a juventude de uma maneira mais ousada e radical, sair da rotina, buscar compreender e refletir o pensamento da Igreja Católica, discutir sobre o que é pauta na sociedade e querer ser feliz. Estes eram apenas alguns dos ideais que motivou uma pequena expressão de missionários da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza a levar adiante a proposta de um simples grupo de jovens à criação do Projeto Juventude para Jesus.

Breve histórico

O ano era 1988, seis anos após a fundação da Comunidade. De um encontro de oração e formação para uma ousada proposta que já estava no coração de Deus. O Carisma Shalom ainda não era conhecido como hoje. O que se observava na época é que a grande maioria dos participantes da Obra já não tinha o rosto juvenil como no início. Dessa clara constatação e inquietos com o número de jovens frequentadores, começou na Comunidade a ser gerado o desejo de um trabalho pastoral mais direcionado à juventude.

O coordenador e então responsável de encabeçar essa ação na época foi jovem consagrado Carmadélio Sousa, que levou a sério a proposta sobre “primazia da juventude” na evangelização Shalom. Depois de um apurado discernimento com o Conselho Comunitário, a ideia tornou-se efetiva através do lançamento oficial do Projeto Juventude para Jesus na cidade de Fortaleza, no dia 21 de maio de 1989.

“A inspiração surgiu de Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom que pensou em um evento que atingisse toda a cidade de Fortaleza. A ideia era criar algo que fosse um canal de evangelização e que expressasse o carisma e toda sua identificação com a juventude.

O projeto foi desde seu inicio uma inspiração a serviço da evangelização dos jovens e tinha, em sua proposta, inúmeros e variados eventos criados para atrair e servir a juventude como: torneios esportivos, acampamentos, congressos, shows artísticos, seminários de vida no Espírito Santo e principalmente grupos de oração onde se buscava aprofundar a experiência com Jesus Ressuscitado, razão de ser do carisma e do Projeto. O imenso afluxo de pessoas para o lançamento do projeto, além da presença de nosso Arcebispo na época, Dom Aloisio Lorscheider, foi uma confirmação de Deus e da Igreja para essa inspiração”, afirmou Carmadélio Sousa, primeiro coordenador do Projeto Juventude para Jesus e atual responsável pelo Sistema Shalom de Comunicação.

“A experiência de pertencer ao Projeto Juventude foi determinante na vida de muitos jovens. Para mim, ter sido o primeiro coordenador do projeto Juventude foi um imenso privilégio e alegria que firmou minha convicção viva até hoje do meu chamado como Shalom e do lugar privilegiado que os jovens sempre tiveram no coração do carisma”, disse Carmadélio Sousa.

O lançamento aconteceu no Ginásio Aécio de Borba, na Capital Cearense, durante uma tarde de louvor intitulada “Juventude para Jesus”, onde puderam participar aproximadamente cinco mil jovens da Renovação Carismática, de outros movimentos e também jovens que não tinham uma experiência com a Igreja Católica. A presença e olhar da Igreja Local foram essenciais, através da pessoa do cardeal e então arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Lorscheider que deu uma benção e direcionou palavras para juventude no evento.

ronaldo pereira
Ronaldo Pereira  –  Foto: Acervo Shalom

O jovem Ronaldo Pereira foi um dos percussores dos trabalhos com a juventude Shalom, fazendo parte do primeiro núcleo que trabalhou com as ações voltadas para a evangelização dos jovens de Fortaleza, na época. Em uma de suas palavras sobre o trabalho com esse público, Ronaldo ressalta que naquele momento o Projeto Juventude para Jesus foi uma resposta às palavras do Papa Paulo VI: “A esperança da Igreja reside na juventude. Os jovens bem formados na fé e na oração tornam-se sempre mais apóstolos da juventude. A Igreja tem muita confiança na contribuição de vocês”. A partir daí, a juventude Shalom tornou-se protagonista na evangelização e formação de outros jovens.

Na medida em que os anos foram passando, os jovens iam compreendendo como deveriam se organizar para melhor servir a Deus e a Igreja. Para evangelizar, através das opções de lazer e esporte, surgiram os acampamentos que acontecem até hoje em várias cidades do Brasil e da Europa sempre no período das férias. No caminho da formação, criaram-se cursos com diversas temáticas da atualidade no contexto juvenil e turmas de catequese para o recebimento do Sacramento do Crisma. Fundaram-se também as turmas de líderes jovens com uma formação mais direcionada para a criação de uma juventude protagonista na evangelização.

Na inspiração de valores ligados à santidade, o Projeto ganhou uma forte padroeira que é Santa Teresinha do Menino Jesus. As ações de evangelização criaram expressão, por meio das artes, a comunicação e das redes sociais. Quase 20 anos depois da fundação do projeto, surge a proposta do “Jovem em Missão” onde os interessados partem em missão para alguma casa da Comunidade no Brasil e fora dele, e vivem a experiência de ofertar um período de sua vida evangelizando outros jovens.

pjj25anosVidas transformadas

O Projeto, juntamente com outras iniciativas da Igreja Católica, é hoje responsável pela evangelização dos jovens do mundo inteiro. A disposição, a obediência à Igreja, a fidelidade ao Carisma Shalom é marca fundamental de quem faz parte dessa iniciativa juvenil. “Atualmente, a Comunidade conta com a participação de quase 12 mil jovens espalhados em todo o mundo”, destacou Vitor Aragão, atual assessor jovem da Comunidade Shalom. O Jubileu é marcado por histórias de vidas transformadas e pela presença de jovens que aderiram à proposta do Projeto nas várias regiões do Brasil, em países da Europa, da América Latina, da África e da Ásia.

De acordo com a Assessoria Jovem da Comunidade, responsável pelo acompanhamento e formação da juventude do mundo através do Carisma Shalom, a meta até 2015 é ter 28 mil jovens engajados em seus projetos e secretarias. O setor também deseja criar um trabalho mais eficaz para a evangelização da juventude nas universidades.

Raphael Moura

seminarista da Comunidade Católica Shalom

Fonte: Shalom Maná

Confira também:

Projeto Juventude para Jesus comemora 25 anos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *