Notícias

Projeto Shalom Amigo dos Pobres do Rio de Janeiro abre Edital de inscrição para Voluntariado

Saiba quais são as vagas disponíveis e participe do Programa de Voluntariado Shalom na Capital Fluminense.

Está aberta a chamada do Edital 2020/PROJETO SHALOM AMIGOS DOS POBRES/ RIO DE JANEIRO, que visa selecionar voluntários para trabalho com pessoas em vulnerabilidade e em situação de rua, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Movida pelo desejo de servir os mais necessitados, a Comunidade Católica Shalom torna pública a abertura das inscrições para o Programa de Voluntariado Shalom (PVS) destinado ao Projeto Shalom Amigo dos Pobres, com fluxo contínuo de inscrição.

A Comunidade Católica Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fiéis, reconhecida pela Santa Sé, com personalidade jurídica segundo os cânones 298-311 e 321-329 do Código de Direito Canônico (Saiba mais sobre a Comunidade Shalom). A Comunidade Católica Shalom conta com jovens, homens e mulheres, casados, solteiros, sacerdotes e celibatários, em diversos países, que se dedicam a anunciar a Boa Nova do Reino de Deus a todos os povos.

O presente edital será divulgado entre os atuais voluntários e pretende alcançar novos voluntários para atender as demandas de manutenção e ampliação dos serviços destinados à população de rua e em vulnerabilidade social através do Shalom Amigos dos Pobres no Rio de Janeiro, a partir de sua sede na Rua Bento Lisboa, 112

  1. DO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SHALOM E O PROJETO SHALOM AMIGOS DOS POBRES.

1.1. O Programa de Voluntariado Shalom – PVS é um programa sem fins lucrativos, que seleciona pessoas que desejam dispor dos seus dons, sejam profissionais ou não-profissionais, para ajudar os mais necessitados, indo ao seu encontro e integrando-se temporariamente aos trabalhos de resgate à dignidade humana e de serviço aos mais pobres, já desempenhados na localidade pela Comunidade Católica Shalom.

1.2. O Projeto Shalom Amigos dos Pobres deste edital se destina ao Rio de Janeiro, no Estado Rio de Janeiro.

1.3. O Programa de Voluntariado Shalom não tem fins lucrativos.

  1. DOS OBJETIVOS DO PROJETO SHALOM AMIGOS DOS POBRES.
  1. Amparar os mais necessitados, levando a eles atendimento profissional especializado, cultura e lazer;
  2. Proporcionar aos voluntários uma experiência única e enriquecedora de sair em missão, fazer a diferença na vida de muitas pessoas que realmente precisam;
  3. Fomentar a responsabilidade e compromisso social, bem como a caridade fraterna;
  4. Inspirar nos voluntários a partilha de dons e conhecimento, a generosidade, a gratuidade, a solidariedade e o compromisso com o outro.
  5. Colaborar com os trabalhos da Promoção Humana, somando a estes os conhecimentos de cada voluntário;
  6. Oportunizar o trabalho com pessoas em situação de rua;
  1. DOS REQUISITOS, NÚMERO DE VAGAS E PERFIL DOS VOLUNTÁRIOS.

3.1. Para participar do Projeto Amigo dos Pobres o voluntário deve:

  1. a) se enquadrar em um dos perfis constantes no item 3.3;
  2. b) ser maior de 18 (dezoito) anos de idade;
  3. c) ter respondido o formulário online integralmente e apresentado os documentos exigidos;

3.2. Conforme os perfis exigidos nos quadros abaixo, sendo 5 (cinco) vagas destinadas a pessoas interessadas em geral, sem exigência de atuação profissional ou qualificação específica.

3.3. Perfil dos voluntários 

 3.3.1. Profissionais da área da Psicologia

Vagas

Profissional

Atribuições

2

Psicólogos (a)

Composição da Equipe técnica das abordagens de rua

3.3.3. Área da artes

Vagas

Profissional

Atribuições

1

Artista

Promoção de atividades artísticas com música, teatro e dança

1

Músico/Cantor

Condução das animações, momentos de oração e formação.

 3.3.4. Profissionais da área de comunicação e marketing 

Vagas

Profissional

Atribuições

1

Jornalista

Elaboração de matérias jornalísticas sobre o projeto.

1

Audiovisual

Registro e edição em foto e vídeo das atividades realizadas no projeto.

1

Publicitário

Especializado em Designer gráfico

1

Marketing

Criação de estratégias de captação de recursos para o Projeto

5

Captadores de recursos (atuação no marketing)

Execução de atividades na área de Divulgação e Captação de recursos.

 3.3.5. Voluntários sem exigência de qualificação profissional:

Vagas

Profissional

Atribuições

20

Outros

Realizar atividades socioeducativas, espirituais, de convivência e socialização segundo as diretrizes do projeto.

4. DAS INSCRIÇÕES.

4.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve ler atentamente este edital para se certificar de que preenche todos os requisitos e aceita as suas condições.

4.2. As inscrições para o PVS – Projeto Shalom Amigo dos Pobres 2020, terão início no dia 01 de Setembro de 2020 e serão realizadas somente via internet, por meio de formulário disponível [AQUI].

4.3. No preenchimento do formulário o candidato deverá, obrigatoriamente, anexar seu: curriculum vitae atualizado, documento de identidade oficial com foto, comprovante de conclusão de curso superior ou declaração de instituição de ensino que está cursando, nos campos específicos em que se pede comprovação do perfil técnico profissional.

4.4. O candidato que fizer inscrição para vaga com exigência de curso superior deverá comprovar sua condição conforme item 9.3. bem como, portar seu documento de identidade profissional ou autorização do respectivo Conselho profissional ao qual está submetido, para que possa atuar durante o projeto.

4.5. A coordenação do Projeto poderá requisitar ao candidato outros documentos que julgar necessários.

4.6. Os membros da Comunidade Shalom, sejam Comunidade de Vida ou Comunidade de Aliança, bem como aqueles comprometidos na Obra Shalom, dentre eles os Vocacionados, podem realizar sua inscrição após discernimento, mediante parecer favorável de suas autoridades (tendo em vista não comprometer os demais compromissos assumidos), o qual deverá ser anexado e enviado com os demais documentos.

5. DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS.

5.1. Somente serão consideradas as inscrições em que formulários tiverem sido preenchidos integralmente.

5.2. A veracidade das informações fornecidas no ato da inscrição é de inteira responsabilidade do candidato, podendo vir a responder civil e/ou criminalmente.

5.3. A seleção prévia dos candidatos consiste em: 1º – análise dos formulários; 2º-  análise dos currículos e documentos pessoais.

5.4. O candidato selecionado conforme o item 10.3 será contactado para uma entrevista, que será realizada por telefone ou por meio de comunicação mais viável, e terá caráter eliminatório.

5.4.1. Vislumbrando a necessidade, a coordenação do projeto indicará ao candidato que se submeta a uma entrevista pessoal com o Serviço Social Shalom.

5.5. A lista com os selecionados por este edital e o quadro completo dos voluntários do Projeto será divulgada no site www.comshalom.org , entre os dias 20 e 30 de Setembro de 2020.

5.6. Não apresentados os documentos referidos neste item, o selecionado fica excluído automaticamente da seleção.

5.7. Não caberá recurso da decisão da Comissão Organizadora por selecionar, ou não, algum candidato.

06. DA LISTA DE ESPERA.

6.1. A lista de espera é formada por candidatos que preencheram os critérios de seleção, mas que não foram convocados por conta do limite de vagas.

6.2. A lista de espera não será divulgada, mas será um instrumento interno utilizado pela Comissão Organizadora.

6.3. Em caso de desistência de um candidato selecionado, a Comissão Organizadora convocará o próximo candidato da lista apto a assumir a vaga.

6.4. A lista de espera não atende critérios de posição classificatória.

7. DAS VACINAS.

7.1. O voluntário deve estar em dias com as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, inclusive contra a febre amarela.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

8.1. As situações omissas neste edital e casos específicos dos voluntários serão discernidos e dirimidos livremente pela Comissão Organizadora com posterior divulgação aos interessados.

8.2. O voluntário deverá zelar por seus pertences.

8.3. Fica eleito o foro da Comarca o Rio de Janeiro como o competente para julgar quaisquer controvérsias ou ação, que tenham por objeto o presente edital e as relações aqui firmadas.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *