O livro Amor Esponsal, de autoria da co-fundadora da Comunidade Católica Shalom, Maria Emmir Nogueira, traz um estudo acerca do ‘amor esponsal’, o qual define como “chama viva que inflama e purifica o coração capacitando-o a aderir incondicionalmente e com vigor a bem-aventurada vontade do Pai.” Poderíamos nos questionar: como pode uma chama inflamar-nos e ao mesmo tempo renovar-nos interiormente a vida?
Aos olhos da fé, uma vez que “tudo é possível ao que crê” (cf Marcos 9, 23b), já poderíamos encontrar respostas satisfatórias acerca do amor esponsal. Mas, ao nos valermos do que defendem algumas ciências humanas, também poderíamos elencar benefícios decorrentes dessa experiência sobrenatural.
O amor divino e esponsal
De acordo com o missionário da Comunidade Shalom em Sobral e psicólogo, Júnior Nogueira, o amor é uma das experiências humanas mais enriquecedoras. “As ciências humanas, como a Psicologia, por exemplo, comprovam que amar e ser amado é fonte de sentido, realização e saúde mental”.
“Se assim é com a experiência do amor humano, muito mais o amor divino e esponsal tem a oferecer ao coração do homem, sempre necessitado de sentido e plenitude”, conclui o psicólogo.
Diz trecho dos Estatutos da Comunidade Católica Shalom que “Todos são chamados a possuir o amor esponsal, todos são almas esposas de Jesus. Todos devem buscar ser as virgens prudentes que esperam o momento das núpcias mantendo acesa a chama do amor em suas lâmpadas”.
Afinal, como viver o amor esponsal?
Para tratar sobre o tema, a Comunidade Católica Shalom em Sobral realiza, nos dias 20 e 27 de novembro e 4 de dezembro (quartas-feiras), o Curso Amor Esponsal, que acontecerá no auditório do Anexo, ao lado do Centro de Evangelização Shalom Sobral (Rua Coronel Mont’Alverne, nº 1409, Campo dos Velhos).
Promovido pelo Centro de Formação do Shalom, o curso inicia no horário das 19h30. As inscrições podem ser realizadas na Livraria do Shalom Sobral. Mais informações podem ser obtidas no whatsapp (88) 98804-1004.
A minha vida mudou quando fui convidada a ir um seminário de vida no Shalom, eu conheci um Deus único e que me ama apesar de tropeços que eu venha a ter, sou feliz por ser Shalom.