Representando a Comunidade Católica Shalom, a missionária da Comunidade de Vida Bárbara Tavares participou do XI Fórum Internacional da Juventude no Vaticano, realizado de 19 a 22 de junho. Mais de 100 jovens de diferentes nacionalidades estiveram no encontro marcado pela beleza da unidade. Os participantes, além de aprofundar a Exortação Apostólica Cristo Vive, tiveram a oportunidade de encontrar o Papa Francisco que, na ocasião, afirmou: “O Vaticano escutou o barulho da juventude”.
Para Bárbara, foi encantador ver a unidade dos participantes mesmo em meio às diferenças linguísticas e culturais. “Deus derrama sobre a juventude seus dons, Ele nos chama a viver o protagonismo de professar que Cristo vive”, ressalta a jovem consagrada. A experiência do Fórum Internacional foi como a de Pentecostes, em que os discípulos ficaram cheios de Espírito Santo, ainda de acordo com a missionária.
Durante o encontro, eles participaram de formações e trabalharam em grupos em vista de propor ações práticas para cada tema do documento papal voltado aos jovens. Padres estiveram confessando ao longo do evento e momentos de convivência em que cada participante pode apresentar um pouco da sua cultura foram oferecidos na programação. No último dia, 300 jovens encontram o Papa Francisco na Sala Paulo VI. O Santo Padre cumprimentou todos. Bárbara relata que o Pontífice afirmou que o barulho dos jovens foi escutado no Vaticano.
Profecia do Carisma Shalom
“Muitas das coisas que o Papa falou, o Espírito se antecipou em nos dar a graça de viver”, destaca Bárbara sobre a experiência da Vocação Shalom com alguns dos aspectos abordados pelo Santo Padre na Exortação Apostólica. Entre as realidades antecipadas pelo Espírito, está o acompanhamento pessoal de jovens, ajudando-os a crescer na escuta da voz de Deus. Contudo, a missionária pontua que ainda há outros aspectos em que é necessário dar passos mais firmes, favorecendo o bom discernimento vocacional e o amadurecimento da fé dos jovens.