O Retiro da Grande Comunidade 2019 da missão de Guarulhos iniciou nesse sábado (20), reunindo irmãos da Comunidade de Vida e Aliança, além dos vocacionados e alguns irmãos da Obra Shalom, para escutar aquilo que Deus deu por orientação ao Conselho Geral no Retiro de Escuta deste ano.
O retiro, que foi dividido em dois dias, conta com as pregações que transcritas compõem a Revista Escuta 2019, que pode ser adquirida em qualquer Livraria Shalom, permitindo aos membros da comunidade a oração direcionada com o que Deus nos fala neste tempo.
Neste sábado, a programação teve início com a oração do Santo Terço, seguido pelas Laudes, onde além de apresentar as intenções para o retiro, louvou-se a Deus pelo que Ele fez, está fazendo e deseja fazer em nossas vidas como Comunidade e como missão.
Na primeira pregação, com o tema “Conversão à Santidade”, feita por Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, nosso Moderador Geral nos falava em como o Espírito direcionou a escuta para este ano, num convite à deixar que a santidade daquele que é infinitamente Santo nos santifique.
Fomos novamente lembrados que o caminho à santidade deve ser aos passos de Deus. Assim, buscando a Graça do arrependimento perfeito, somos chamados a suplicá-lo Aquele que verdadeiramente deseja a nossa conversão.
Na parte da tarde, houve o segundo momento da pregação sobre o tema do retiro, no qual Deus suscitava na Comunidade um empobrecimento para um novo envio, onde fomos chamados a não nos paralisarmos nem na ausência dos meios e nem nas nossas incapacidades para a evangelização. De forma especial, Deus suscitava também um novo olhar sobre o que é Sagrado, bem como este se reflete em nossas vidas de uma forma que vai além do que é externo, como o nosso sinal, mas que faz parte do que é interno, do que somos chamados a refletir no mundo.
Por fim, a última pregação do dia, também por nosso fundador, foi sobre o tema “A Cruz Gloriosa e a Eucaristia”, onde Deus inspirava a Comunidade a não temer abraçar a Cruz, na certeza que esta gera paz e nos traz a ressurreição.
Além das pregações, no final da manhã houve a adoração ao Santíssimo, bem como este primeiro dia de retiro também foi finalizado com o momento maior que é a Santa Missa, presidida por Pe. Fabrício, consagrado da Comunidade de Aliança na missão de Guarulhos.
Por Jéssica Verônica