A Semana Santa é o coração do ano litúrgico da Igreja. É nesse tempo que os cristãos são convidados a mergulhar nos mistérios centrais da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Em sintonia com esse chamado, a Comunidade Católica Shalom – Missão de Brasília realizará, de 2 a 5 de abril, o tradicional Retiro de Semana Santa, um convite à vivência profunda desse tempo de graça.
Com o tema “Por Cristo, com Cristo e em Cristo”, o retiro propõe aos participantes um caminho de recolhimento, oração e contemplação, favorecendo um encontro pessoal com o amor de Deus manifestado na entrega total de Jesus na cruz. Neste ano, estarão à frente das pregações os padres da Comunidade Shalom em Brasília, Pe. Francisco Edivan, Pe. Adson Zanuzo e o Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão de Barros.
Um tempo forte de encontro com Deus
Realizado anualmente pela Comunidade Shalom em diversas cidades do Brasil e do mundo, o Retiro de Semana Santa é uma das principais iniciativas de evangelização durante este período. Inspirado na espiritualidade do carisma Shalom, o encontro proporciona aos participantes uma experiência concreta da misericórdia de Deus, por meio de momentos de oração, pregações, celebrações litúrgicas e acompanhamento espiritual.
Ao longo dos dias, os participantes são conduzidos a percorrer, passo a passo, os acontecimentos centrais da Semana Santa, permitindo que cada pessoa não apenas recorde, mas experimente espiritualmente o amor de Cristo que se entrega pela humanidade.
Programação e local
O retiro acontecerá entre os dias 2 e 5 de abril, no Colégio Heavenly, localizado na SGAN 606 Norte, em Brasília. A programação é pensada para favorecer um ambiente de silêncio interior e escuta de Deus, ajudando cada participante a aprofundar sua fé e renovar sua esperança.
Quinta-Feira Santa
14h00: Acolhida e Check In
14h30: Oração Inicial
Logo Após: Pregação com Pe. Francisco Edvan
Logo Após: Apresentação Artística
Logo Após: Adoração ao Santíssimo Sacramento
20h00: Missa Vespertina da Ceia do Senhor (Catedral Metropolitana)
Sexta-Feira Santa
09h00: Acolhida e Check In
09h30: Oração Inicial
Logo Após: Pregação com Pe. Adson Zanuzo
Logo Após: Via Sacra
15h00 – Celebração da Paixão do Senhor (Catedral Metropolitana)
Sábado Santo
09h00: Acolhida e Check In
09h30: Oração Inicial
Logo Após: Pregação com Dom José Francisco Falcão de Barros
Logo Após: Momento de Oração
20h00 – Solene Vigília Pascal (Catedral Metropolitana)
Domingo de Páscoa
14h15: Acolhida e Check In
14h30: Oração Inicial
15h00: Pregação com Moysés Azevedo (direto de Fortaleza)
Em seguida: Apresentação Artística
18h00 – Santa Missa de Páscoa na Ressurreição do Senhor (Colégio Heavenly)
Mais do que uma programação, o retiro é um convite a sair da agitação do cotidiano e permitir que Deus fale ao coração, conduzindo cada pessoa a uma experiência pessoal com o mistério pascal.
Um convite à transformação
Viver a Semana Santa de forma intensa é abrir-se a uma transformação interior. Ao contemplar a cruz e a ressurreição de Cristo, o fiel é chamado a renovar sua própria vida à luz do amor que salva. O Retiro de Semana Santa da Comunidade Shalom é, portanto, uma oportunidade concreta para aqueles que desejam aprofundar sua vida espiritual, fortalecer a fé e experimentar a verdadeira alegria que nasce do encontro com Cristo.
