Shalom

Retrospectiva 2024: Confira os fatos que marcaram o ano da Comunidade Shalom

Assembleia Geral e eleição de um novo Conselho Geral para a Comunidade; Dedicação da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz; Halleluya histórico estão entre os marcos do ano.

comshalom

Assembleia Geral e eleição de um novo Conselho Geral para a Comunidade; Dedicação da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, a primeira igreja do Carisma; Halleluya histórico; 15 anos do Caminho da Paz. 2024 é um ano que vai entrar para a história da Comunidade Católica Shalom. Veja a seguir alguns dos fatos que marcaram o ano da Comunidade. 

>> Acesse o canal da Comunidade Shalom no Whatsapp

Novas fundações da Comunidade

Em 2024, a Comunidade Shalom abriu sete novas missões no Brasil e no exterior. Além da fundação em Béjaïa na Argélia, que já havia sido divulgada ano passado, o Carisma fundou missão em: Patos de Minas (MG), Ouro Preto (MG), Uberaba (MG), Piracicaba (SP) e Bogotá, na Colômbia. 

| Leia também: Em 2024, Comunidade Shalom abrirá 7 novas fundações

15 anos do Caminho da Paz

O Congresso do Caminho da Paz 2024 foi um marco nos 15 anos de aplicação do itinerário formativo da Obra Shalom. O evento reuniu mais de 750 pessoas diretamente comprometidas com o Ministério do Pastoreio em quase 40 missões e obras de difusão e irradiação espalhadas pelo Brasil.

O Caminho da Paz é o itinerário espiritual inspirado por Deus ao Carisma Shalom. Ele propõe uma experiência pessoal com o Ressuscitado que passou pela Cruz e é dividido por fases (Kerigma, Filoteia, Metanoia, Koinonia e Martiria). Cada fase conta com livros que auxiliam o crescimento na vida de oração dos participantes: Estudo Bíblico e Leitura Espiritual. O Caminho prevê ainda momentos de fraternidade, retiros de formação humana pelo Caminho Ordo Amoris, formação doutrinária, acompanhamento espiritual e vivência sacramental.

| Leia também: Ao longo do Caminho da Paz, Deus gera frutos de santidade

Expedição Missionária em prol dos desabrigados no Rio Grande do Sul

Missionários e voluntários da Comunidade Shalom se dedicaram  ao serviço aos desabrigados das enchentes no Rio Grande do Sul. Em abril, várias cidades do estado foram atingidas por temporais que se estenderam por mais de dez dias e sobrecarregaram as bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos e Gravataí. O volume da água foi tamanho que transbordou rios e invadiu municípios, arrasando cidades e destruindo vidas.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

Visita das relíquias de Santa Teresinha à Diaconia Geral e ao Shalom da Paz

Um clima de alegria e emoção pairou na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz na noite da sexta-feira, 26 de abril, com a chegada das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Milhares de devotos da “santinha das rosas” foram agradecer graças alcançadas e pedir a intercessão dela. Os fiéis passaram a noite em vigília e oração junto a santinha.

No dia seguinte, foi a vez do Shalom da Paz receber as relíquias. O relicário foi transportado para a Capela Manjedoura da Paz, e o povo em procissão, aguardava sua vez nas longas filas formadas para entrar na Capela e ter um momento perto de Teresinha. As filas permaneceram cheias até a madrugada e a capela estava cheia até o momento da partida do relicário.

Visita do Núncio Apostólico à Diaconia Geral

No sábado, 06 de julho, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro conheceu a sede do Governo Geral da Comunidade Shalom. Na programação, Dom Giambattista respondeu perguntas dos missionários e escutou testemunhos de membros da Obra. 

| Leia também: Comunidade Shalom renova a oferta de vida diante do Núncio Apostólico na Diaconia Geral

Emmir Nogueira e Moysés Azevedo com Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, na Igreja do Ressuscitado.

Lançamento do projeto Lançai as Redes

Na abertura do Julho da Paz, a Comunidade lançou o projeto Lançai as Redes. Durante o ano, a Obra Shalom foi motivada a evangelizar e buscar novos benfeitores para a manutenção da obra de Deus. “Esse projeto ‘Lançai as redes’ é uma ocasião única em vista dos outros, mas também do seu bem”, disse na ocasião o fundador Moysés Azevedo. 

| Leia também: Saiba mais sobre o projeto “Lançai as redes”

COL da JMJ Seul visita a Diaconia Geral

Em julho, os padres Dominique Lee e Moses Kim – ambos do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2027  – estiveram em visita guiada na Diaconia com Padre Tiago Soares, assessor internacional da Comunidade Shalom. Durante sua estadia no Brasil, além de conhecer a sede do Governo Geral da Comunidade Shalom, eles também participaram do Festival Halleluya. “Eles vieram para ver como trabalhamos com os jovens, com os grandes eventos (como é o caso do Halleluya), como é a nossa experiência de evangelização para ali também ser um contribuição da Igreja para a Jornada“, comentou Pe. Tiago.

A 41ª JMJ será realizada na Coreia do Sul e terá como tema Tende coragem: Eu venci o mundo” (Jo 16:33).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

Moderadores e fundadores de novas comunidades visitam a Diaconia Geral

A Diaconia Geral da Comunidade Shalom recebeu a visita de fundadores e moderadores gerais de comunidades e movimentos carismáticos. Eles foram recepcionados por Moysés Louro de Azevedo Filho, fundador da Comunidade Shalom, Padre Tiago Soares, Assistente Internacional, e Pe. Saulo Dantas, Assistente Comunitário. Os fundadores e moderadores gerais conheceram as dependências da sede do governo geral da Comunidade Shalom, bem como o funcionamento dos trabalhos de evangelização e formação do carisma.

| Leia também: Moderadores e fundadores de novas comunidades visitam a Diaconia Geral 

Halleluya histórico

Em sua 26ª edição, o Halleluya quebrou recordes em 2024. Mais de 1 milhão de pessoas passaram pela Cidade da Paz nos cinco dias de evento gratuito, mais de 9 mil quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados e cerca de 1.106 bolsas de sangue coletadas.

| Leia também: Festival Halleluya 2024: confira os dados desta edição histórica

Revelado Ícone Principal da Igreja do Ressuscitado

Na terça-feira, 06 de agosto, dia da Transfiguração do Senhor, foram retirados os andaimes do ícone central da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, localizada na Diaconia Geral em Aquiraz. O ícone, com mais de 14 metros, transmite a experiência fundamental do Carisma Shalom descrito em João 20, 19, do Cristo Ressuscitado que nos comunica a Paz.

| Leia também: Retirada dos andaimes: O ícone do Ressuscitado é revelado

Assembleia Geral marca novo tempo na Comunidade

De 16 a 30 de agosto, foi realizada a Assembleia Geral da Comunidade Shalom que elegeu o novo Conselho Geral e definiu as ações para o quinquênio de 2024-2029. Quase 300 irmãos da Comunidade de Vida e de Aliança estiveram reunidos no Centro de Espiritualidade Santa Teresa (CEST Shalom), casais, celibatários e sacerdotes de quase 30 países onde a Comunidade está presente.  O Conselho Geral é composto pelo Fundador e Moderador Geral, Moysés Azevedo, por Emmir Nogueira, cofundadora da comunidade, e outros 26 membros da Comunidade de Vida e Aliança. 

| Leia também: comshalom.org/assembleiageral

Edição celebrativa do CJS Internacional

O evento, realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO) em Fortaleza, Casa Mãe da Comunidade Shalom, reuniu mais de 5 mil jovens vindos de diversas partes do mundo para dias de formações intensas e fortes momentos de oração.  Esse ano foi ainda mais especial, pois celebramos os 35 anos do Projeto Juventude para Jesus (PJJ). 

| Leia também: Curitiba e Santa Cruz de la Sierra sediarão as próximas edições do CJS 2025

Dedicação da Igreja do Ressuscitado

A primeira Igreja da Comunidade Shalom: a Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, foi dedicada na sexta-feira, 1º de novembro, Solenidade de Todos os santos. A celebração presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo metropolitano de Fortaleza-CE, contou com a presença de mais de seis mil pessoas. Para a Comunidade, esse momento foi ainda mais especial porque as relíquias depostas no altar da igreja são de três santos que fazem parte da história do Carisma: São Francisco de Assis, Santa Teresa de Jesus e São João Paulo II. A Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz é a primeira erguida pela Comunidade Católica Shalom.  

| Leia também: Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz foi dedicada nesta sexta-feira, 1º; confira detalhes

Início da construção da Casa de Retiro da Igreja do Ressuscitado

Também em 2024 começou a construção da casa de retiro da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz. Ela faz parte do Masterplan do projeto da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz. A casa tem por objetivo ser um espaço formativo que conduza os participantes dos retiros, encontros, seminários e treinamentos a trilharem caminhos de discernimento, aprofundamento da vida espiritual, formação humana, entre outros. Ela será composta por cerca de 75 suítes, comportando um público de 150 pessoas. Além dos quartos, também serão construídos um auditório, refeitório e uma capela. Um diferencial desse projeto é um bloco multiuso que servirá para atividades diversas.

Novas vocações sacerdotais

Para coroar o ano, a Comunidade ganhou dois novos sacerdotes e dois novos diáconos. Pela imposição das mãos e pela oração consecratória do Arcebispo de Fortaleza Dom Gregório Paixão, OSB, os missionários da Comunidade de Vida Shalom Matheus dos Santos Braga e Victor Macêdo Hernández foram ordenados sacerdotes no dia 23 de agosto. E em 20 de dezembro, foi a vez de Ricardo Florêncio e Leandro Santos serem ordenados diáconos. 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *