Desde cedo, ainda criança, fui instruído pela minha família na oração do terço, a me relacionar com Deus antes de dormir, a pedir a proteção do meu anjo da guarda e, sempre tive a imagem de Deus como meu Pai. No entanto, como a maioria dos adolescentes e jovens, busquei a alegria e satisfação nas coisas passageiras da vida. Aquele relacionamento com Deus, cultivado na minha infância, foi se perdendo ao longo do tempo pela busca de satisfazer as minhas vontades segundo o que me era oferecido pelo mundo em suas seduções e ilusões.
Mas, pela insistência de um amigo, aceitei o convite para participar de um Seminário de Vida no Espírito Santo, na capela Santa Luzia, pertencente à paróquia São João Eudes, no ano de 2008. Padre Jairo, pároco vigente na época, havia acolhido a Comunidade Católica Shalom para realizar este Seminário no intuito de renovar o vigor da juventude na sua área pastoral. Este Seminário foi um marco e um divisor de águas em minha vida. Experimentei um amor de Deus por mim sem igual e, a partir dessa experiência, pude tomar uma decisão que mudou a rota da minha vida para os planos d’Ele, que no fundo, sempre foram os meus.
Escolhi viver a castidade como uma expressão viva do meu amor a Deus e, dentro deste caminho, pedi a Ele, numa oração, recolhido em meu quarto, que me desse uma pessoa que desejasse também viver a santidade em um relacionamento de namoro.
Naquele tempo, estava apaixonado por uma jovem que cursava comigo o pré-vestibular, mas ela já era comprometida, estava namorando. Recebi uma mensagem de declaração de amor em meu celular, que me alegrou o coração, pois via como uma resposta de Deus à minha oração. Pensei que a mensagem era dela, pois não tinha identificação. Porém, era de uma outra amiga e, decepcionado por não ser aquela a quem eu desejava, retornei ao quarto e me pus em oração novamente.
Notícias do Mundo, da Igreja e do Shalom: Acesse nosso canal do WhatsApp
Perguntando a Deus o porquê daquela situação e o que Ele queria de mim, tive a resposta no Seu silêncio, que, em meu coração, se tornou clara a certeza interior de que me chamava ao sacerdócio. Daí em diante, tive muitos sinais de Deus que me confirmavam este chamado ao sacerdócio. Pude, aos poucos, ir percebendo que tudo em mim revelava, seja na minha história passada ou no presente, que eu era escolhido por Deus e que Ele me chamava a este estado de vida. Isto foi gerando muita alegria e desejo em corresponder com a oferta total da minha vida. Mas, me perguntava onde seria este lugar, onde poderia concretizar este chamado.
Comecei no grupo de jovens Êxodo da capela Santa Luzia e, em seguida, participei do grupo de oração Santa Terezinha aos domingos, no Shalom da Paz, na Aldeota. Foi lá que pude aprofundar minha vocação e perceber que eu era Shalom, que este Carisma que me encantava era minha identidade. Passei, então, a buscar, conhecer mais, ler os Escritos, rezar com o Santíssimo e, na medida em que me aprofundava, mais tinha a certeza de que ali era o meu lugar.
Fiz vocacional em 2010, ingressei no postulantado da Comunidade de Vida em 2011. Lembro bem que, antes de ingressar, meu acompanhador vocacional me disse que, antes de discernir o estado de vida, eu deveria discernir minha vocação primeiro, pois o estado de vida está dentro do Carisma. Foi então que segui o caminho vocacional, postulantado, discipulado de primeiro ano e de segundo ano, sem tocar no assunto com meus formadores, mas guardava tudo em meu coração, de tal modo que nem mesmo eu pensava em tocar mais neste assunto.
Providencialmente, numa evangelização, no meu segundo ano de discipulado em Guarulhos, falando sobre os estados de vida na Comunidade, Deus me surpreende com uma pergunta, através da pessoa na qual eu evangelizava, dizendo: “E você, qual é o seu estado de vida?” Diante do questionamento, respondi na presença da minha responsável local que me sentia chamado ao sacerdócio.
Deste dia em diante, minhas autoridades foram me ajudando a concretizar os primeiros passos para que eu fizesse o retiro dos candidatos e seguisse o caminho do seminário. Ingressei no seminário em 2014, fiz faculdade de Filosofia e, atualmente, estou concluindo a faculdade de Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza – CE, no ano de 2024.
No percurso do seminário, vivi grandes graças de crescimento da amizade com Deus, na vivência dos sacramentos, na maturidade humana, na firmeza vocacional, na formação intelectual e psíquica, nos relacionamentos fraternos, na vida missionária e tantas outras graças que foram forjando em mim o sacerdócio Shalom.
Sou grato a Deus por tudo o que vivi neste caminho do seminário e, de modo especial, minha gratidão a todos os benfeitores dos seminaristas que contribuíram e contribuem para a nossa formação. Hoje sou realizado por estar na vontade de Deus, a caminho da consolidação do meu estado de vida como diácono e, logo mais, sacerdote no próximo ano.
Configurado a Cristo, acompanhado pela intercessão e cuidado materno de Nossa Senhora de Fátima, sigo o meu caminho na certeza de que este é o primeiro passo para a eternidade e a santidade de muitos que virão como frutos do único sacerdócio de Cristo, no qual tenho o privilégio de participar. A Ele toda honra, glória e louvor para sempre.
Amém!
Leia também | Leandro Oliveira: ‘Deus me chamou a ser um pescador de homens’
Serviço:
Ordenação Diaconal
Data: 20 de dezembro, às 19h
Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza
Endereço: Praça da Sé, Centro, Fortaleza