Shalom

Rito bracarense marca Semana Santa em Braga

comshalom
Semana Santa em Braga
Foto Reprodução

A Semana Santa em Braga (SSB) é marcada por procissões, celebrações e ritos específicos da cidade portuguesa. A programação religiosa atrai turistas e fiéis de diversas partes da Europa e do mundo. Em unidade com a Igreja Local, os membros da Comunidade Católica Shalom de Braga participam dos ritos da semana. Quem não está em Braga pode acompanhar a Semana Santa por meio da transmissão ao vivo.

“As origens exatas da Semana Santa de Braga são desconhecidas. Ela entronca, certamente, numa tradição multissecular inspirada porventura no manuscrito de uma mulher do século IV que era provavelmente da romana BracaraAugusta (hoje, cidade de Braga). Após a sua peregrinação à Terra Santa, no conhecido manuscrito Peregrinatio ad Loca Sancta (Peregrinação aos Lugares Santos), descreveu o que ali observou sobre as comemorações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”.

“Procissão da Trasladação”, “Bênção dos Ramos”, “Procissão dos Passos”, “Sermão do Encontro”, “Procissão de Nossa Senhora da burrinha”, “Missa Crismal”, “Missa da Ceia do Senhor”, Procissão do Senhor ‘Ecce Homo’”, “Celebração da Morte do Senhor”, “Procissão Teofórica”, “Procissão do Enterro do Senhor”, “Vigília Pascal”, “Procissão da Ressurreição”, “Missa do Domingo de Páscoa” e “Visita Pascal”. Essas são as atividades da Semana Santa em Braga, algumas delas fazem parte somente do rito bracarense.

Para conferir a programação completa e ver a transmissão acesse: http://www.semanasantabraga.com/

Jonas Viana


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *